Aula sobre Profissao Artista Artesao

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A arte é uma das formas mais antigas de expressão humana, e ao longo da história, muitas profissões surgiram para atender às diferentes necessidades e demandas do mundo das artes visuais. A profissão de artista e artesão engloba uma ampla variedade de habilidades e talentos voltados para a criação de obras de arte e objetos artesanais. Essas profissões são fundamentais para a preservação e expressão da cultura, bem como para o desenvolvimento da criatividade e da estética.

  1. Etapa 1 - Introdução

    O professor irá apresentar o tema da aula e explicar a metodologia Design Thinking. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos e receberão uma folha de papel com o mapa de empatia (imagem abaixo).

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Os alunos deverão preencher o mapa de empatia com informações sobre as diferentes categorias de profissionais que trabalham com arte. Eles deverão preencher os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Cada grupo irá apresentar seu mapa de empatia e discutir as informações coletadas. O professor irá mediar a discussão e ajudar os alunos a identificar as semelhanças e diferenças entre as diferentes categorias de profissionais.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    O professor irá apresentar exemplos práticos de cada categoria de profissional, como um artista plástico, um artesão, um produtor cultural, um curador e um designer. Os alunos deverão discutir as funções e responsabilidades de cada profissional.

  5. Etapa 5 - Criação de um infográfico

    Os alunos deverão criar um infográfico que represente as diferentes categorias de profissionais que trabalham com arte. Eles deverão incluir informações sobre as funções e responsabilidades de cada profissional, bem como as semelhanças e diferenças entre eles.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos infográficos

    Cada grupo irá apresentar seu infográfico para a turma e explicar as informações contidas nele. O professor irá mediar a discussão e ajudar os alunos a identificar as semelhanças e diferenças entre os diferentes infográficos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    O professor irá fazer uma breve conclusão sobre a aula e reforçar as principais informações aprendidas pelos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em diferenciar as categorias de profissionais que trabalham com arte.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
  • Promover a colaboração e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
  • Qualidade e clareza das informações contidas no mapa de empatia e no infográfico.
  • Coerência e consistência das informações apresentadas pelos alunos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar a metodologia Design Thinking.
  • Mediar a discussão em grupo e ajudar os alunos a identificar as semelhanças e diferenças entre as diferentes categorias de profissionais.
  • Apresentar exemplos práticos de cada categoria de profissional.

Ações do aluno

  • Preencher o mapa de empatia com informações sobre as diferentes categorias de profissionais que trabalham com arte.
  • Criar um infográfico que represente as diferentes categorias de profissionais que trabalham com arte.
  • Apresentar o infográfico para a turma e explicar as informações contidas nele.