Aula sobre Profissao Artista Artesao

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A arte é uma das formas mais antigas de expressão humana, e ao longo do tempo, diversos profissionais foram surgindo para trabalhar com ela. A profissão de artista e artesão engloba uma ampla variedade de habilidades e talentos voltados para a criação de obras de arte e objetos artesanais. Essas profissões são fundamentais para a preservação e expressão da cultura, bem como para o desenvolvimento da criatividade e da estética.

  1. Etapa 1 - Introdução

    O professor irá apresentar o tema da aula e explicar a metodologia de gamificação que será utilizada. Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e cada grupo receberá uma folha de papel para criar o mapa de registro do jogo (imagem em anexo).

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos deverão pesquisar sobre as diferentes profissões que existem no mundo das artes visuais e anotar as informações mais importantes no mapa de registro. O professor poderá disponibilizar materiais de pesquisa, como livros, revistas e sites.

  3. Etapa 3 - Criação do jogo

    Os alunos deverão criar um jogo sobre o tema, utilizando as informações que pesquisaram. O jogo deverá conter os campos “Nome do Jogo”, “Objetivo do Jogo”, “Desafios do Jogo”, “Níveis”, “Esquema de Recompensas”, “Informações para o consumidor final” e “por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?”. O professor deverá orientar os alunos durante a criação do jogo.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo irá apresentar o jogo criado para a turma. Os alunos deverão explicar como o jogo funciona e como ele aborda o tema das diferentes profissões no mundo das artes visuais.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após a apresentação dos jogos, os alunos deverão discutir em grupo sobre as diferentes profissões abordadas nos jogos e como elas se relacionam no sistema das artes visuais.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    O professor irá fazer uma conclusão sobre o tema da aula e como a metodologia de gamificação pode ser utilizada para tornar o aprendizado mais envolvente e didático.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em diferenciar as categorias de artista, artesão, produtor cultural, curador, designer, entre outras, estabelecendo relações entre os profissionais do sistema das artes visuais.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a criatividade e a capacidade de criação de jogos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante a pesquisa e a criação do jogo.
  • Qualidade do jogo criado, considerando os campos “Nome do Jogo”, “Objetivo do Jogo”, “Desafios do Jogo”, “Níveis”, “Esquema de Recompensas”, “Informações para o consumidor final” e “por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?”.
  • Participação dos alunos durante a discussão em grupo.

Ações do professor

  • Orientar os alunos durante a pesquisa e a criação do jogo.
  • Estimular a participação dos alunos durante a apresentação dos jogos.
  • Conduzir a discussão em grupo.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre as diferentes profissões no mundo das artes visuais.
  • Trabalhar em grupo para criar o jogo.
  • Apresentar o jogo criado para a turma.