Aula sobre Profissao Artista Artesao
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A profissão de artista e artesão engloba uma ampla variedade de habilidades e talentos voltados para a criação de obras de arte e objetos artesanais. Essas profissões são fundamentais para a preservação e expressão da cultura, bem como para o desenvolvimento da criatividade e da estética.
Etapa 1 - Introdução ao tema
O professor irá apresentar o tema da aula e explicar a importância de conhecer as diferentes profissões que envolvem as artes visuais. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.Etapa 2 - Pesquisa em grupo
Cada grupo deverá pesquisar sobre uma profissão relacionada às artes visuais, como artista, artesão, produtor cultural, curador, designer, entre outras. Os alunos deverão buscar informações sobre as atividades desenvolvidas por esses profissionais, as habilidades necessárias para exercer a profissão, as áreas de atuação, entre outros aspectos relevantes.Etapa 3 - Debate em grupo
Cada grupo deverá apresentar as informações pesquisadas e defender a importância da profissão escolhida. Os demais grupos poderão fazer perguntas e comentários sobre a apresentação.Etapa 4 - Criação do template de avaliação por rubrica
Os alunos deverão criar um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios ‘Não desenvolvido’, ‘Parcialmente Desenvolvido’ e ‘Plenamente Desenvolvido’, para avaliar as apresentações dos demais grupos. O professor deverá orientar os alunos sobre a elaboração dos critérios e como aplicá-los na avaliação.Etapa 5 - Apresentação das avaliações
Cada grupo deverá apresentar as avaliações feitas pelos demais grupos, justificando as notas atribuídas e apontando pontos positivos e negativos das apresentações.Etapa 6 - Conclusão
O professor deverá fazer uma reflexão sobre a importância de conhecer as diferentes profissões que envolvem as artes visuais e como isso pode ajudar os alunos a ampliar suas possibilidades de carreira.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em diferenciar as categorias de artista, artesão, produtor cultural, curador, designer, entre outras, estabelecendo relações entre os profissionais do sistema das artes visuais.
- Estimular a pesquisa em grupo e a apresentação oral.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em criar um template de avaliação por rubrica.
Critérios de avaliação
- Participação nas atividades em grupo.
- Qualidade das informações pesquisadas e apresentadas.
- Criação do template de avaliação por rubrica.
- Apresentação das avaliações dos demais grupos.
- Reflexão final sobre a importância de conhecer as diferentes profissões que envolvem as artes visuais.
Ações do professor
- Orientar os alunos sobre o tema e a metodologia utilizada.
- Dividir os alunos em grupos e acompanhar as atividades.
- Orientar os alunos na criação do template de avaliação por rubrica.
- Estimular a participação dos alunos nas atividades em grupo.
- Fazer uma reflexão final sobre o tema e as atividades desenvolvidas.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre uma profissão relacionada às artes visuais.
- Apresentar as informações pesquisadas e defender a importância da profissão escolhida.
- Criar um template de avaliação por rubrica.
- Avaliar as apresentações dos demais grupos.
- Refletir sobre a importância de conhecer as diferentes profissões que envolvem as artes visuais.