Aula sobre Profissao Artista Artesao

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A arte é uma forma de expressão que pode ser encontrada em diversas áreas da vida, como na moda, na arquitetura, na publicidade, na música, no cinema, entre outras. A profissão de artista e artesão engloba uma ampla variedade de habilidades e talentos voltados para a criação de obras de arte e objetos artesanais. Essas profissões são fundamentais para a preservação e expressão da cultura, bem como para o desenvolvimento da criatividade e da estética.

  1. Etapa 1 - Introdução

    O professor iniciará a aula apresentando o tema e seus subtópicos, explicando a diferença entre artista e artesão, e como eles se relacionam com outras profissões do sistema das artes visuais. Em seguida, o professor apresentará a metodologia Rotação por estações e explicará como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Artista

    Nesta estação, os alunos assistirão a um vídeo sobre a vida e obra de um artista famoso, como Van Gogh, Picasso ou Frida Kahlo. Em seguida, eles farão uma pesquisa sobre a técnica utilizada pelo artista e criarão uma obra de arte inspirada em seu trabalho.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Artesão

    Nesta estação, os alunos aprenderão sobre a profissão de artesão e suas técnicas de produção. Eles farão uma pesquisa sobre um objeto decorativo, como um vaso, um quadro ou uma escultura, e criarão uma réplica utilizando materiais recicláveis.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Produtor cultural, curador e designer

    Nesta estação, os alunos aprenderão sobre outras profissões do sistema das artes visuais, como produtor cultural, curador e designer. Eles farão uma pesquisa sobre a função de cada profissional e criarão um cartaz explicando a importância de cada um deles na produção e divulgação de obras de arte.

  5. Etapa 5 - Sistematização

    Na última etapa, os alunos se reunirão em grupos para apresentar as obras de arte e objetos decorativos criados nas estações e os cartazes explicativos sobre as outras profissões do sistema das artes visuais. O professor fará uma síntese das atividades realizadas e reforçará a importância de cada profissional na produção e divulgação de obras de arte.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em diferenciar as categorias de artista, artesão, produtor cultural, curador, designer, entre outras, estabelecendo relações entre os profissionais do sistema das artes visuais.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de pesquisa dos alunos.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades realizadas nas estações.
  • Qualidade das obras de arte e objetos decorativos criados pelos alunos.
  • Clareza e objetividade dos cartazes explicativos sobre as outras profissões do sistema das artes visuais.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e seus subtópicos de forma clara e objetiva.
  • Explicar a metodologia Rotação por estações e como ela será aplicada na aula.
  • Orientar e acompanhar os alunos durante as atividades realizadas nas estações.
  • Sistematizar as atividades realizadas pelos alunos e reforçar a importância de cada profissional no sistema das artes visuais.
  • Avaliar o desempenho dos alunos conforme os critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades realizadas nas estações.
  • Realizar as pesquisas propostas e criar as obras de arte e objetos decorativos com capricho e criatividade.
  • Elaborar os cartazes explicativos de forma clara e objetiva.
  • Interagir e colaborar com os colegas durante as atividades realizadas nas estações.
  • Apresentar as atividades realizadas de forma clara e objetiva.