Aula sobre Profissao Artista Artesao

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A profissão de artista e artesão engloba uma ampla variedade de habilidades e talentos voltados para a criação de obras de arte e objetos artesanais. Essas profissões são fundamentais para a preservação e expressão da cultura, bem como para o desenvolvimento da criatividade e da estética.

  1. Etapa 1 - Introdução ao tema

    O professor irá apresentar o tema e contextualizar a importância das artes visuais em nosso cotidiano. Os alunos serão convidados a participar da aula e a compartilhar suas ideias sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Sala de Aula Invertida

    Os alunos receberão um material de apoio com informações sobre as diferentes profissões que envolvem as artes visuais. Eles deverão criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. O professor deverá orientar os alunos e tirar dúvidas durante a atividade.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos para discutir e compartilhar seus mapas conceituais. Cada grupo deverá apresentar suas ideias para a turma e o professor irá mediar a discussão.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    O professor irá apresentar exemplos práticos de cada profissão, como um artista que cria esculturas, um artesão que produz objetos de decoração, um produtor cultural que organiza eventos culturais, um curador que seleciona obras de arte para exposições e um designer que cria peças gráficas. Os alunos serão convidados a fazer perguntas e a compartilhar suas opiniões sobre cada profissão.

  5. Etapa 5 - Reflexão e conclusão

    Os alunos serão convidados a refletir sobre o que aprenderam na aula e a compartilhar suas opiniões sobre as diferentes profissões que envolvem as artes visuais. O professor irá fazer uma conclusão sobre o tema e reforçar a importância das artes visuais em nossa sociedade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em diferenciar as categorias de artista, artesão, produtor cultural, curador, designer, entre outras, estabelecendo relações entre os profissionais do sistema das artes visuais.
  • Estimular a criatividade e a reflexão crítica dos alunos sobre a importância das artes visuais em nosso cotidiano.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos durante a atividade em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante a atividade em grupo.
  • Qualidade e clareza do mapa conceitual criado pelos alunos.
  • Capacidade dos alunos em diferenciar as categorias de artista, artesão, produtor cultural, curador, designer, entre outras, estabelecendo relações entre os profissionais do sistema das artes visuais.
  • Reflexão crítica dos alunos sobre a importância das artes visuais em nosso cotidiano.
  • Capacidade dos alunos em fazer perguntas e compartilhar suas opiniões durante a discussão em grupo.

Ações do professor

  • Orientar e tirar dúvidas dos alunos durante a atividade em grupo.
  • Mediar a discussão entre os grupos e estimular a participação de todos os alunos.
  • Apresentar exemplos práticos de cada profissão e fazer uma conclusão sobre o tema.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade em grupo.
  • Criar um mapa conceitual com ideias centrais e sub-ideias para desenvolver o tema.
  • Fazer perguntas e compartilhar suas opiniões durante a discussão em grupo.
  • Refletir sobre o que aprenderam na aula e sobre a importância das artes visuais em nosso cotidiano.
  • Colaborar com os colegas durante a atividade em grupo.