Aula sobre Profissao Curador

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Nesta aula,será explorado o papel do curador no mundo das artes visuais. O curador é um profissional que trabalha em museus, galerias e outros espaços de exposição de arte. Ele é responsável por escolher as obras que serão exibidas, organizar a exposição e criar um contexto para que o público possa entender e apreciar as obras. Para isso, ele precisa ter conhecimento sobre arte, história da arte, técnicas de exposição e comunicação visual.

Para trabalhar esse tema, a metodologia ativa _Design Sprint_ será utilizada, que é uma abordagem de resolução de problemas que envolve a criação de um protótipo em um curto período de tempo. Os alunos vão criar um template de com 5 etapas para entender, esboçar, decidir, prototipar e testar a exposição de uma obra de arte.


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explique o papel do curador nas artes visuais. Utilize imagens de exposições e obras de arte para ilustrar o trabalho do curador.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Divida os alunos em grupos para discutir o papel do curador e como ele pode influenciar a forma como as pessoas veem as obras de arte. Cada grupo deve apresentar suas conclusões para a turma.

  3. Etapa 3 - Criação do template de Design Sprint

    Os alunos vão criar um template de _D__esign_ _S__print_ com 5 etapas para entender, esboçar, decidir, prototipar e testar a exposição de uma obra de arte. Eles podem utilizar papel e caneta para desenhar o template.

  4. Etapa 4 - Escolha da obra de arte

    Os alunos vão escolher uma obra de arte para trabalhar em seu template de _D__esign_ _S__print_. Eles devem justificar sua escolha e explicar por que acham que essa obra pode ser interessante para uma exposição.

  5. Etapa 5 - Desenvolvimento do template

    Os alunos vão trabalhar em seu template, seguindo as 5 etapas propostas. Eles devem criar um contexto para a obra de arte, escolher a forma como ela será exibida e pensar em como comunicar sua mensagem para o público. Oriente e auxilie os alunos durante o processo.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos templates

    Cada grupo vai apresentar seu template para a turma e explicar suas escolhas e decisões.

  7. Etapa 7 - Discussão final

    Conduza uma discussão final sobre o papel do curador e a importância de criar um contexto para as obras de arte.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em diferenciar as categorias de artista, artesão, produtor cultural, curador, designer, entre outras, estabelecendo relações entre os profissionais do sistema das artes visuais.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de trabalhar em grupo e apresentar suas ideias de forma clara e organizada.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Coerência e criatividade na escolha da obra de arte.
  • Clareza e organização na apresentação do template de _Design_ _S__print_.
  • Capacidade de justificar as escolhas e decisões tomadas no desenvolvimento do template.
  • Contribuição para a discussão final sobre o papel do curador.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e envolvente.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
  • Orientar os alunos no desenvolvimento do template de _D__esign_ _S__print_.
  • Conduzir a discussão final de forma aprofundada e reflexiva.
  • Avaliar o desempenho dos alunos de forma justa e objetiva.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Escolher uma obra de arte de forma coerente e criativa.
  • Desenvolver o template de design sprint seguindo as 5 etapas propostas.
  • Justificar as escolhas e decisões tomadas no desenvolvimento do template.
  • Contribuir para a discussão final sobre o papel do curador.