Aula sobre Profissao Curador
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
A profissão de curador é fundamental no mundo das artes visuais. O curador é responsável por selecionar, organizar e apresentar obras de arte em exposições e galerias. Ele é um especialista em arte que trabalha para criar um diálogo entre as obras de arte e o público. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a profissão de curador e como ela se relaciona com outras profissões no sistema das artes visuais. A metodologia utilizada será o _Design Thinking_, que irá ajudar os alunos a desenvolverem empatia com o curador e a entenderem melhor suas necessidades e desafios.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema e explique o que é um curador. Utilize exemplos de exposições famosas para ilustrar a importância do trabalho do curador.Etapa 2 - Mapa de Empatia
Os alunos irão criar um mapa de empatia para entender melhor o curador. Eles irão preencher os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Forneça exemplos de respostas para cada campo.Etapa 3 - Identificação de desafios
Com base no mapa de empatia, os alunos irão identificar os desafios que um curador enfrenta em seu trabalho. Eles podem trabalhar em grupos para discutir e identificar os principais desafios.Etapa 4 - Soluções criativas
Os alunos irão trabalhar em grupos para criar soluções criativas para os desafios identificados na etapa anterior. Eles podem utilizar desenhos, maquetes ou outras formas de representação para apresentar suas soluções. Oriente e auxilie os alunos durante o processo.Etapa 5 - Apresentação das soluções
Cada grupo irá apresentar suas soluções criativas para a turma. Incentive a discussão e o debate sobre as soluções apresentadas.Etapa 6 - Reflexão
Conduza uma reflexão sobre a importância do trabalho do curador e como ele se relaciona com outras profissões no sistema das artes visuais.Etapa 7 - Encerramento
Encerre a aula, reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem explorando o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em diferenciar as categorias de artista, artesão, produtor cultural, curador, designer, entre outras, estabelecendo relações entre os profissionais do sistema das artes visuais.
- Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos na busca por soluções criativas para os desafios enfrentados pelo curador.
- Desenvolver a empatia dos alunos com o curador e outras profissões no sistema das artes visuais.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Qualidade e criatividade das soluções apresentadas pelos grupos.
- Capacidade dos alunos em diferenciar as categorias de artista, artesão, produtor cultural, curador, designer, entre outras, estabelecendo relações entre os profissionais do sistema das artes visuais.
Ações do professor
- Introduzir o tema e explicar o que é um curador.
- Fornecer exemplos de exposições famosas para ilustrar a importância do trabalho do curador.
- Incentivar a discussão e o debate sobre as soluções apresentadas pelos grupos.
- Conduzir a reflexão sobre a importância do trabalho do curador e como ele se relaciona com outras profissões no sistema das artes visuais.
- Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos na busca por soluções criativas para os desafios enfrentados pelo curador.
Ações do aluno
- Criar um mapa de empatia para entender melhor o curador.
- Identificar os desafios que um curador enfrenta em seu trabalho.
- Trabalhar em grupos para criar soluções criativas para os desafios identificados.
- Apresentar suas soluções criativas para a turma.
- Participar ativamente das atividades propostas.