Aula sobre Profissao Curador

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A profissão de curador é fundamental para o mundo das artes visuais. O curador é responsável por selecionar, organizar e apresentar obras de arte em exposições, museus e galerias. Ele é um profissional que tem um olhar crítico e sensível para a arte, além de possuir conhecimento histórico e técnico sobre as obras. Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de conhecer mais sobre a profissão de curador e como ela se relaciona com outras profissões do mundo das artes visuais. A metodologia ativa _Gamificação_ será utilizada para que os alunos possam criar um mapa de registro sobre a profissão de curador.

  1. Etapa 1 - Apresentação da profissão de curador

    Apresente a profissão de curador e suas principais funções. Mostre exemplos de exposições e museus que possuem curadores renomados. Incentive os alunos a fazer perguntas e a compartilhar suas opiniões sobre a profissão.

  2. Etapa 2 - Discussão sobre outras profissões do mundo das artes visuais

    Incentive uma discussão sobre outras profissões do mundo das artes visuais, como artista, artesão, produtor cultural e designer. Explique as diferenças entre essas profissões e como elas se relacionam com a profissão de curador.

  3. Etapa 3 - Introdução à metodologia Gamificação

    Explique a metodologia _Gamificação_ e como ela será utilizada na aula. Apresente um exemplo de mapa de registro sobre a profissão de curador e seus campos para a criação de um jogo, como: _Nome do_ _j__ogo_, _Objetivo do_ _j__ogo_, _Desafios do_ _j__ogo_, _Níveis_, _Esquema de_ _r__ecompensas_, _Informações para o consumidor fina_l e _P__or qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?_

  4. Etapa 4 - Criação do mapa de registro

    Divida os alunos em grupos e peça que criem um mapa de registro sobre a profissão de curador. Eles deverão preencher cada campo do mapa com informações relevantes e criativas. Auxilie os grupos e tire dúvidas.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos mapas de registro

    Cada grupo irá apresentar seu mapa de registro para a turma. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas e a compartilhar suas opiniões sobre os mapas.

  6. Etapa 6 - Reflexão sobre a aula

    Conduza uma reflexão sobre a aula e a metodologia utilizada. Os alunos serão convidados a compartilhar suas opiniões e a dar sugestões para futuras aulas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em diferenciar as categorias de artista, artesão, produtor cultural, curador, designer, entre outras, estabelecendo relações entre os profissionais do sistema das artes visuais.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos na criação do mapa de registro sobre a profissão de curador.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos na criação dos mapas de registro.

Critérios de avaliação

  • Preenchimento correto e completo de todos os campos do mapa de registro.
  • Criatividade na elaboração do mapa de registro.
  • Participação ativa e colaborativa na criação do mapa de registro.

Ações do professor

  • Apresentar a profissão de curador e suas principais funções.
  • Explicar as diferenças entre as profissões do mundo das artes visuais.
  • Auxiliar os grupos na criação dos mapas de registro.
  • Conduzir a reflexão sobre a aula e a metodologia utilizada.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões sobre as profissões do mundo das artes visuais.
  • Criar um mapa de registro criativo e completo sobre a profissão de curador.
  • Apresentar o mapa de registro para a turma e participar das discussões sobre os mapas apresentados.