Aula sobre Profissao Curador

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O tema será trabalhado com o objetivo de desenvolver a habilidade dos alunos em diferenciar as categorias de artista, artesão, produtor cultural, curador, designer, entre outras, estabelecendo relações entre os profissionais do sistema das artes visuais. O curador é um profissional que trabalha em museus, galerias e instituições culturais, sendo responsável pela seleção, organização e apresentação de exposições de arte. A metodologia utilizada será o _Modelo de_ _d__ebate_ _c__rítico_ (MDC), no qual os alunos criarão um template de avaliação por rubrica.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula apresentando o tema e explique a importância do curador no mundo das artes visuais. Apresente também um vídeo curto sobre o trabalho de um curador em uma exposição de arte.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas e peça que discutam sobre o papel do curador em uma exposição de arte. Cada grupo deverá escolher um relator para apresentar suas ideias para a turma.

  3. Etapa 3 - Debate crítico

    Os relatores de cada grupo apresentarão suas ideias para a turma e haverá um debate crítico sobre o papel do curador em uma exposição de arte. Os alunos deverão utilizar o template de avaliação por rubrica para avaliar as ideias apresentadas pelos colegas.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de exposições de arte e como o trabalho do curador é importante para a organização e apresentação das obras. Mostre aos alunos um vídeo sobre uma exposição de arte e como o curador trabalhou na seleção e organização das obras.

  5. Etapa 5 - Elaboração de um projeto de exposição

    Os grupos terão que elaborar um projeto de exposição de arte, escolhendo as obras que serão expostas e explicando o papel do curador na seleção e organização das obras. Oriente e auxilie os alunos durante o processo.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos projetos

    Cada grupo apresentará seu projeto de exposição de arte para a turma, explicando o papel do curador na seleção e organização das obras. Os alunos deverão utilizar o template de avaliação por rubrica para avaliar os projetos apresentados pelos colegas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema e a importância do trabalho do curador no mundo das artes visuais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em diferenciar as categorias de artista, artesão, produtor cultural, curador, designer, entre outras, estabelecendo relações entre os profissionais do sistema das artes visuais.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo dos alunos na elaboração de um projeto de exposição de arte.
  • Desenvolver a capacidade crítica e avaliativa dos alunos na análise das ideias e projetos apresentados pelos colegas.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do papel do curador em uma exposição de arte.
  • Participação ativa nas discussões em grupo e no debate crítico.
  • Elaboração de um projeto de exposição de arte consistente e criativo.
  • Utilização adequada do template de avaliação por rubrica.
  • Apresentação clara e objetiva do projeto de exposição de arte.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos de exposições de arte e do trabalho do curador.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões e no debate crítico.
  • Orientar os alunos na elaboração do projeto de exposição de arte.
  • Utilizar o template de avaliação por rubrica para avaliar as ideias e projetos apresentados pelos alunos.
  • Fazer uma conclusão clara e objetiva sobre o tema.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo e no debate crítico.
  • Elaborar um projeto de exposição de arte consistente e criativo.
  • Utilizar o template de avaliação por rubrica para avaliar as ideias e projetos apresentados pelos colegas.
  • Apresentar o projeto de exposição de arte de forma clara e objetiva.
  • Respeitar as ideias e projetos apresentados pelos colegas.