Aula sobre Profissao Curador
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
O tema será trabalhado com o objetivo de desenvolver a habilidade dos alunos em diferenciar as categorias de artista, artesão, produtor cultural, curador, designer, entre outras, estabelecendo relações entre os profissionais do sistema das artes visuais. O curador é um profissional que trabalha em museus, galerias e instituições culturais, sendo responsável pela seleção, organização e apresentação de exposições de arte. A metodologia utilizada será o _Modelo de_ _d__ebate_ _c__rítico_ (MDC), no qual os alunos criarão um template de avaliação por rubrica.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Inicie a aula apresentando o tema e explique a importância do curador no mundo das artes visuais. Apresente também um vídeo curto sobre o trabalho de um curador em uma exposição de arte.Etapa 2 - Discussão em grupo
Divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas e peça que discutam sobre o papel do curador em uma exposição de arte. Cada grupo deverá escolher um relator para apresentar suas ideias para a turma.Etapa 3 - Debate crítico
Os relatores de cada grupo apresentarão suas ideias para a turma e haverá um debate crítico sobre o papel do curador em uma exposição de arte. Os alunos deverão utilizar o template de avaliação por rubrica para avaliar as ideias apresentadas pelos colegas.Etapa 4 - Exemplos práticos
Apresente exemplos práticos de exposições de arte e como o trabalho do curador é importante para a organização e apresentação das obras. Mostre aos alunos um vídeo sobre uma exposição de arte e como o curador trabalhou na seleção e organização das obras.Etapa 5 - Elaboração de um projeto de exposição
Os grupos terão que elaborar um projeto de exposição de arte, escolhendo as obras que serão expostas e explicando o papel do curador na seleção e organização das obras. Oriente e auxilie os alunos durante o processo.Etapa 6 - Apresentação dos projetos
Cada grupo apresentará seu projeto de exposição de arte para a turma, explicando o papel do curador na seleção e organização das obras. Os alunos deverão utilizar o template de avaliação por rubrica para avaliar os projetos apresentados pelos colegas.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre o tema e a importância do trabalho do curador no mundo das artes visuais.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em diferenciar as categorias de artista, artesão, produtor cultural, curador, designer, entre outras, estabelecendo relações entre os profissionais do sistema das artes visuais.
- Estimular a criatividade e o trabalho em grupo dos alunos na elaboração de um projeto de exposição de arte.
- Desenvolver a capacidade crítica e avaliativa dos alunos na análise das ideias e projetos apresentados pelos colegas.
Critérios de avaliação
- Compreensão do papel do curador em uma exposição de arte.
- Participação ativa nas discussões em grupo e no debate crítico.
- Elaboração de um projeto de exposição de arte consistente e criativo.
- Utilização adequada do template de avaliação por rubrica.
- Apresentação clara e objetiva do projeto de exposição de arte.
Ações do professor
- Apresentar exemplos práticos de exposições de arte e do trabalho do curador.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões e no debate crítico.
- Orientar os alunos na elaboração do projeto de exposição de arte.
- Utilizar o template de avaliação por rubrica para avaliar as ideias e projetos apresentados pelos alunos.
- Fazer uma conclusão clara e objetiva sobre o tema.
Ações do aluno
- Participar ativamente das discussões em grupo e no debate crítico.
- Elaborar um projeto de exposição de arte consistente e criativo.
- Utilizar o template de avaliação por rubrica para avaliar as ideias e projetos apresentados pelos colegas.
- Apresentar o projeto de exposição de arte de forma clara e objetiva.
- Respeitar as ideias e projetos apresentados pelos colegas.