Aula sobre Profissao Curador

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a profissão de curador e a importância do seu papel no sistema das artes visuais. Eles irão entender as diferenças entre as categorias de artista, artesão, produtor cultural, curador, designer, entre outras, estabelecendo relações entre os profissionais do sistema das artes visuais. Para isso, será utilizada a metodologia ativa _Rotação por estações_, na qual os alunos serão divididos em grupos e cada grupo será responsável por uma atividade relacionada ao tema. Através dessa metodologia, os alunos terão a oportunidade de aprender de forma mais dinâmica e colaborativa.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a importância da profissão de curador no sistema das artes visuais. Também apresente as atividades que serão realizadas pelos alunos nas estações.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Pesquisa

    Os alunos irão pesquisar sobre a profissão de curador e suas principais funções. Eles poderão utilizar livros, revistas, internet, entre outros recursos para realizar a pesquisa. Ao final, deverão apresentar um resumo do que foi encontrado.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Análise

    Os alunos irão analisar uma exposição de arte e identificar como o curador trabalhou na seleção e organização das obras. Eles deverão observar a disposição das obras, as cores utilizadas, a iluminação, entre outros aspectos. Ao final, deverão apresentar suas observações.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Criação

    Os alunos irão criar uma exposição de arte fictícia, na qual eles serão os curadores. Eles deverão selecionar as obras, organizar a exposição e justificar suas escolhas. Ao final, deverão apresentar a exposição criada.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Conduza uma discussão sobre as atividades realizadas pelos alunos e a importância da profissão de curador no sistema das artes visuais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em diferenciar as categorias de artista, artesão, produtor cultural, curador, designer, entre outras, estabelecendo relações entre os profissionais do sistema das artes visuais.
  • Estimular a pesquisa e análise crítica de obras de arte.
  • Desenvolver a criatividade e a capacidade de organização dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Qualidade da pesquisa realizada pelos alunos.
  • Capacidade de análise crítica das obras de arte.
  • Criatividade na criação da exposição fictícia.
  • Coerência na justificativa das escolhas realizadas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos nas atividades propostas.
  • Conduzir a discussão sobre as atividades realizadas pelos alunos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos nas atividades propostas.
  • Dar feedbacks construtivos aos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Realizar a pesquisa de forma responsável e criteriosa.
  • Analisar as obras de arte com atenção aos detalhes.
  • Criar uma exposição fictícia coerente e criativa.
  • Apresentar as atividades realizadas de forma clara e objetiva.