Aula sobre Profissao Designer
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas
Por que usar essa metodologia?
- Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
- Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.
O designer é um profissional que atua em diversas áreas, como moda, gráfico, produto, entre outras. Ele é responsável por criar soluções criativas e funcionais para problemas cotidianos, como embalagens, logotipos, roupas, móveis, entre outros. Explore a profissão de designer, suas áreas de atuação e a importância do seu trabalho na sociedade. Utilize a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos criarão um diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. Assim, os alunos terão a oportunidade de desenvolver suas habilidades criativas e de resolução de problemas.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema, contextualizando a profissão de designer e suas áreas de atuação. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos e receberão a tarefa de criar um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.Etapa 2 - Pesquisa
Os grupos deverão pesquisar sobre a profissão de designer, suas áreas de atuação e exemplos de trabalhos realizados por esses profissionais. Os alunos poderão utilizar livros, revistas, internet, entre outros recursos.Etapa 3 - Identificação do problema
Os grupos deverão identificar um problema cotidiano que possa ser solucionado por um designer. O problema deve ser descrito de forma clara e objetiva no campo "Problema" do diário de bordo.Etapa 4 - Geração de alternativas
Os grupos deverão gerar alternativas para solucionar o problema identificado. As alternativas devem ser criativas e funcionais, levando em consideração as áreas de atuação do designer. As alternativas devem ser descritas no campo "Geração de Alternativas" do diário de bordo.Etapa 5 - Seleção da solução
Os grupos deverão selecionar a melhor alternativa para solucionar o problema identificado. A solução escolhida deve ser descrita de forma clara e objetiva no campo "Solução" do diário de bordo.Etapa 6 - Apresentação
Cada grupo apresentará seu diário de bordo para a turma, explicando o problema identificado, as alternativas geradas e a solução escolhida. Utilize recursos audiovisuais para enriquecer as apresentações.Etapa 7 - Reflexão
Conduza uma reflexão sobre a importância da profissão de designer na sociedade e como o trabalho desses profissionais pode melhorar o nosso cotidiano.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em diferenciar as categorias de artista, artesão, produtor cultural, curador, designer, entre outras, estabelecendo relações entre os profissionais do sistema das artes visuais.
- Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos.
- Incentivar a pesquisa e a utilização de recursos diversos para a obtenção de informações.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na atividade em grupo.
- Qualidade do diário de bordo, contendo informações claras e objetivas sobre o problema identificado, as alternativas geradas e a solução escolhida.
- Criatividade e funcionalidade das alternativas geradas.
- Qualidade da apresentação, com clareza e objetividade na exposição das informações.
- Participação na reflexão final sobre a importância da profissão de designer na sociedade.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula de forma clara e objetiva.
- Orientar os alunos na realização da atividade em grupo.
- Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos.
- Utilizar recursos audiovisuais para enriquecer as apresentações.
- Conduzir a reflexão final sobre a importância da profissão de designer na sociedade.
Ações do aluno
- Participar ativamente da atividade em grupo.
- Realizar a pesquisa sobre a profissão de designer e suas áreas de atuação.
- Identificar um problema cotidiano que possa ser solucionado por um designer.
- Gerar alternativas criativas e funcionais para solucionar o problema identificado.
- Apresentar o diário de bordo para a turma de forma clara e objetiva.