Aula sobre Profissao Designer

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


O designer é um profissional que atua em diversas áreas, como moda, gráfico, produto, entre outras. Ele é responsável por criar soluções criativas e funcionais para problemas cotidianos, como embalagens, logotipos, roupas, móveis, entre outros. Explore a profissão de designer, suas áreas de atuação e a importância do seu trabalho na sociedade. Utilize a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos criarão um diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. Assim, os alunos terão a oportunidade de desenvolver suas habilidades criativas e de resolução de problemas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema, contextualizando a profissão de designer e suas áreas de atuação. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos e receberão a tarefa de criar um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os grupos deverão pesquisar sobre a profissão de designer, suas áreas de atuação e exemplos de trabalhos realizados por esses profissionais. Os alunos poderão utilizar livros, revistas, internet, entre outros recursos.

  3. Etapa 3 - Identificação do problema

    Os grupos deverão identificar um problema cotidiano que possa ser solucionado por um designer. O problema deve ser descrito de forma clara e objetiva no campo "Problema" do diário de bordo.

  4. Etapa 4 - Geração de alternativas

    Os grupos deverão gerar alternativas para solucionar o problema identificado. As alternativas devem ser criativas e funcionais, levando em consideração as áreas de atuação do designer. As alternativas devem ser descritas no campo "Geração de Alternativas" do diário de bordo.

  5. Etapa 5 - Seleção da solução

    Os grupos deverão selecionar a melhor alternativa para solucionar o problema identificado. A solução escolhida deve ser descrita de forma clara e objetiva no campo "Solução" do diário de bordo.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo apresentará seu diário de bordo para a turma, explicando o problema identificado, as alternativas geradas e a solução escolhida. Utilize recursos audiovisuais para enriquecer as apresentações.

  7. Etapa 7 - Reflexão

    Conduza uma reflexão sobre a importância da profissão de designer na sociedade e como o trabalho desses profissionais pode melhorar o nosso cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em diferenciar as categorias de artista, artesão, produtor cultural, curador, designer, entre outras, estabelecendo relações entre os profissionais do sistema das artes visuais.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos.
  • Incentivar a pesquisa e a utilização de recursos diversos para a obtenção de informações.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na atividade em grupo.
  • Qualidade do diário de bordo, contendo informações claras e objetivas sobre o problema identificado, as alternativas geradas e a solução escolhida.
  • Criatividade e funcionalidade das alternativas geradas.
  • Qualidade da apresentação, com clareza e objetividade na exposição das informações.
  • Participação na reflexão final sobre a importância da profissão de designer na sociedade.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos na realização da atividade em grupo.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos.
  • Utilizar recursos audiovisuais para enriquecer as apresentações.
  • Conduzir a reflexão final sobre a importância da profissão de designer na sociedade.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade em grupo.
  • Realizar a pesquisa sobre a profissão de designer e suas áreas de atuação.
  • Identificar um problema cotidiano que possa ser solucionado por um designer.
  • Gerar alternativas criativas e funcionais para solucionar o problema identificado.
  • Apresentar o diário de bordo para a turma de forma clara e objetiva.