Aula sobre Profissao Designer

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A profissão de designer é uma das mais importantes no mundo atual, pois está presente em todos os aspectos da vida moderna, desde a criação de produtos até a elaboração de projetos gráficos e digitais. O designer é responsável por criar soluções criativas e funcionais para problemas cotidianos, utilizando técnicas e ferramentas específicas. Sendo assim, os alunos terão a oportunidade de conhecer melhor essa profissão e suas principais características.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    A profissão de designer é uma das mais importantes no mundo atual, pois está presente em todos os aspectos da vida moderna, desde a criação de produtos até a elaboração de projetos gráficos e digitais. O designer é responsável por criar soluções criativas e funcionais para problemas cotidianos, utilizando técnicas e ferramentas específicas. Sendo assim, os alunos terão a oportunidade de conhecer melhor essa profissão e suas principais características.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Inicie apresentando o tema "Profissão - Designer" e explicando aos alunos que eles irão participar de um modelo de juri para discutir as principais características da profissão. Além disso, apresente os objetivos da atividade e os critérios de avaliação.

  3. Etapa 3 - Formação dos Grupos

    Divida a turma em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Cada grupo terá uma função específica no modelo de juri.

  4. Etapa 4 - Pesquisa

    Cada grupo pesquisa sobre um aspecto específico da profissão de designer, como suas principais áreas de atuação, ferramentas e técnicas utilizadas, habilidades necessárias, entre outros.

  5. Etapa 5 - Preparação das apresentações

    Cada grupo prepara uma apresentação sobre o aspecto pesquisado, utilizando recursos como cartazes, desenhos, maquetes, entre outros.

  6. Etapa 6 - Debate

    Os grupos apresentam suas ideias e argumentos em um debate moderado pela banca julgadora. O grupo defensor apresenta suas ideias e o grupo opositor apresenta seus contra-argumentos.

  7. Etapa 7 - Deliberação da Banca Julgadora

    A banca julgadora avalia as apresentações e o debate e decide qual grupo teve a melhor argumentação e apresentação.

  8. Etapa 8 - Conclusão

    Conclua a conteúdo reforçando os objetivos da atividade e estimulando os alunos a refletirem sobre o que aprenderam sobre a profissão de designer.

Intencionalidades pedagógicas

  • Entender sobre a profissão escolhida;
  • Estimular o pensamento crítico e a argumentação dos alunos.
  • Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo e de respeitar opiniões diferentes.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate.
  • Argumentação clara e consistente.
  • Respeito às opiniões dos colegas.
  • Conhecimento sobre a profissão de designer.
  • Organização e clareza na apresentação.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os objetivos da atividade.
  • Explicar as regras do modelo de juri.
  • Orientar os alunos na pesquisa sobre a profissão de designer.
  • Estimular a participação e a argumentação dos alunos.
  • Avaliar a participação dos alunos e dar feedbacks construtivos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a profissão de designer.
  • Participar ativamente do debate.
  • Argumentar de forma clara e consistente.
  • Respeitar as opiniões dos colegas.
  • Organizar e apresentar suas ideias de forma clara e objetiva.