Aula sobre Profissao Designer
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
O designer é um profissional que atua em diversas áreas, como moda, gráfica, produto e interiores, criando soluções criativas e funcionais para problemas específicos. A partir disso, os alunos irão entender a importância do designer e suas diferentes áreas de atuação, além de identificar as relações entre os profissionais do sistema das artes visuais. Para isso, utilize a metodologia ativa de Rotação por estações, na qual os alunos irão criar atividades relacionadas ao tema em grupos.
Etapa 1 - Introdução
Inicie o tema e explique aos alunos o que é um designer e suas diferentes áreas de atuação. Em seguida, apresente exemplos práticos de designers famosos e suas criações.Etapa 2 - Rotação por Estações
Estação 1: Designer de ModaOs alunos deverão pesquisar sobre a profissão de designer de moda e criar um desenho de uma peça de roupa, utilizando técnicas de desenho e cores.
Estação 2: Designer Gráfico
Os alunos deverão pesquisar sobre a profissão de designer gráfico e criar um cartaz para um evento escolar, utilizando técnicas de design gráfico e cores.
Estação 3: Designer de Produto
Os alunos deverão pesquisar sobre a profissão de designer de produto e criar um objeto utilitário, utilizando técnicas de desenho e modelagem.
Etapa 3 - Socialização
Os grupos apresentarão suas criações para a turma e farão uma breve explicação sobre o processo de criação e as técnicas utilizadas.Etapa 4 - Discussão em grupo
Medie uma discussão em grupo sobre as diferentes áreas de atuação do designer e a importância do trabalho em equipe para a criação de projetos.Etapa 5 - Conclusão
Conclua reforçando a importância do designer e sua relação com outras profissões do sistema das artes visuais.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em diferenciar as categorias de profissionais do sistema das artes visuais.
- Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos.
- Apresentar exemplos práticos de designers famosos e suas criações.
Critérios de avaliação
- Criatividade na criação das atividades.
- Qualidade das criações apresentadas pelos grupos.
- Participação e envolvimento dos alunos nas atividades propostas.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Mediar a discussão em grupo e estimular a participação dos alunos.
- Avaliar as criações dos grupos e dar feedbacks construtivos.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre as diferentes áreas de atuação do designer.
- Criar atividades relacionadas ao tema em grupos.
- Apresentar suas criações para a turma e participar da discussão em grupo.