Aula sobre Profissao Designer

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O designer é um profissional que atua em diversas áreas, como moda, gráfica, produto e interiores, criando soluções criativas e funcionais para problemas específicos. A partir disso, os alunos irão entender a importância do designer e suas diferentes áreas de atuação, além de identificar as relações entre os profissionais do sistema das artes visuais. Para isso, utilize a metodologia ativa de Rotação por estações, na qual os alunos irão criar atividades relacionadas ao tema em grupos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie o tema e explique aos alunos o que é um designer e suas diferentes áreas de atuação. Em seguida, apresente exemplos práticos de designers famosos e suas criações.

  2. Etapa 2 - Rotação por Estações

    Estação 1: Designer de Moda

    Os alunos deverão pesquisar sobre a profissão de designer de moda e criar um desenho de uma peça de roupa, utilizando técnicas de desenho e cores.

    Estação 2: Designer Gráfico

    Os alunos deverão pesquisar sobre a profissão de designer gráfico e criar um cartaz para um evento escolar, utilizando técnicas de design gráfico e cores.

    Estação 3: Designer de Produto

    Os alunos deverão pesquisar sobre a profissão de designer de produto e criar um objeto utilitário, utilizando técnicas de desenho e modelagem.


  3. Etapa 3 - Socialização

    Os grupos apresentarão suas criações para a turma e farão uma breve explicação sobre o processo de criação e as técnicas utilizadas.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Medie uma discussão em grupo sobre as diferentes áreas de atuação do designer e a importância do trabalho em equipe para a criação de projetos.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Conclua reforçando a importância do designer e sua relação com outras profissões do sistema das artes visuais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em diferenciar as categorias de profissionais do sistema das artes visuais.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos.
  • Apresentar exemplos práticos de designers famosos e suas criações.

Critérios de avaliação

  • Criatividade na criação das atividades.
  • Qualidade das criações apresentadas pelos grupos.
  • Participação e envolvimento dos alunos nas atividades propostas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Mediar a discussão em grupo e estimular a participação dos alunos.
  • Avaliar as criações dos grupos e dar feedbacks construtivos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre as diferentes áreas de atuação do designer.
  • Criar atividades relacionadas ao tema em grupos.
  • Apresentar suas criações para a turma e participar da discussão em grupo.