Aula sobre Profissao Designer

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Os alunos irão explorar a profissão de designer, entendendo suas funções e importância na sociedade. O designer é responsável por criar soluções inovadoras e criativas para problemas de comunicação visual, como logotipos, embalagens, cartazes, entre outros. Além disso, a metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, em que os alunos terão a oportunidade de criar um mapa conceitual, a fim de desenvolver a habilidade de diferenciar as categorias de artista, artesão, produtor cultural, curador, designer, entre outras, estabelecendo relações entre os profissionais do sistema das artes visuais. Para isso, é importante que os alunos estejam atentos aos exemplos práticos e didáticos apresentados durante a aula.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Envie textos e vídeos explicando o que é um designer, suas funções e importância na sociedade. Em seguida, apresente a metodologia da Sala de Aula Invertida, explicando como os alunos irão desenvolver o mapa conceitual.

  2. Etapa 2 - Pesquisa e seleção de informações

    Os alunos irão pesquisar sobre a profissão de designer, buscando informações sobre suas funções, áreas de atuação, mercado de trabalho, entre outros. Em seguida, irão selecionar as informações mais relevantes para a criação do mapa conceitual.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos irão criar o mapa conceitual, seguindo a ideia central e as 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Fique disponível para auxiliar os alunos durante a criação do mapa.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Os alunos irão apresentar seus mapas conceituais para a turma, explicando suas escolhas e justificando as informações selecionadas.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos irão discutir em grupo sobre as informações apresentadas, estabelecendo relações entre as categorias de artista, artesão, produtor cultural, curador, designer, entre outras.

  6. Etapa 6 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos sobre a profissão de designer, como trabalhos realizados por profissionais da área, mostrando a importância da criatividade e inovação na solução de problemas de comunicação visual.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua reforçando a importância da profissão de designer na sociedade e a habilidade desenvolvida pelos alunos em diferenciar as categorias de profissionais do sistema das artes visuais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de diferenciar as categorias de profissionais do sistema das artes visuais.
  • Estimular a pesquisa e seleção de informações relevantes sobre a profissão de designer.
  • Promover a criatividade e inovação na solução de problemas de comunicação visual.

Critérios de avaliação

  • Qualidade e relevância das informações selecionadas para o mapa conceitual.
  • Coerência e consistência na criação do mapa conceitual.
  • Participação e envolvimento na discussão em grupo.
  • Compreensão e aplicação dos conceitos apresentados na aula.
  • Criatividade e inovação na solução de problemas de comunicação visual.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar a metodologia da Sala de Aula Invertida.
  • Auxiliar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Apresentar exemplos práticos sobre a profissão de designer.
  • Estimular a discussão em grupo e a interação entre os alunos.
  • Concluir a aula, reforçando a importância da profissão de designer na sociedade.

Ações do aluno

  • Pesquisar e selecionar informações relevantes sobre a profissão de designer.
  • Criar o mapa conceitual, seguindo a ideia central e as 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
  • Apresentar o mapa conceitual para a turma e participar da discussão em grupo.
  • Estabelecer relações entre as categorias de profissionais do sistema das artes visuais.
  • Demonstrar criatividade e inovação na solução de problemas de comunicação visual.