Aula sobre Profissao Designer
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Os alunos irão explorar a profissão de designer, entendendo suas funções e importância na sociedade. O designer é responsável por criar soluções inovadoras e criativas para problemas de comunicação visual, como logotipos, embalagens, cartazes, entre outros. Além disso, a metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, em que os alunos terão a oportunidade de criar um mapa conceitual, a fim de desenvolver a habilidade de diferenciar as categorias de artista, artesão, produtor cultural, curador, designer, entre outras, estabelecendo relações entre os profissionais do sistema das artes visuais. Para isso, é importante que os alunos estejam atentos aos exemplos práticos e didáticos apresentados durante a aula.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Envie textos e vídeos explicando o que é um designer, suas funções e importância na sociedade. Em seguida, apresente a metodologia da Sala de Aula Invertida, explicando como os alunos irão desenvolver o mapa conceitual.Etapa 2 - Pesquisa e seleção de informações
Os alunos irão pesquisar sobre a profissão de designer, buscando informações sobre suas funções, áreas de atuação, mercado de trabalho, entre outros. Em seguida, irão selecionar as informações mais relevantes para a criação do mapa conceitual.Etapa 3 - Criação do mapa conceitual
Os alunos irão criar o mapa conceitual, seguindo a ideia central e as 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Fique disponível para auxiliar os alunos durante a criação do mapa.Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais
Os alunos irão apresentar seus mapas conceituais para a turma, explicando suas escolhas e justificando as informações selecionadas.Etapa 5 - Discussão em grupo
Após as apresentações, os alunos irão discutir em grupo sobre as informações apresentadas, estabelecendo relações entre as categorias de artista, artesão, produtor cultural, curador, designer, entre outras.Etapa 6 - Exemplos práticos
Apresente exemplos práticos sobre a profissão de designer, como trabalhos realizados por profissionais da área, mostrando a importância da criatividade e inovação na solução de problemas de comunicação visual.Etapa 7 - Conclusão
Conclua reforçando a importância da profissão de designer na sociedade e a habilidade desenvolvida pelos alunos em diferenciar as categorias de profissionais do sistema das artes visuais.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de diferenciar as categorias de profissionais do sistema das artes visuais.
- Estimular a pesquisa e seleção de informações relevantes sobre a profissão de designer.
- Promover a criatividade e inovação na solução de problemas de comunicação visual.
Critérios de avaliação
- Qualidade e relevância das informações selecionadas para o mapa conceitual.
- Coerência e consistência na criação do mapa conceitual.
- Participação e envolvimento na discussão em grupo.
- Compreensão e aplicação dos conceitos apresentados na aula.
- Criatividade e inovação na solução de problemas de comunicação visual.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e explicar a metodologia da Sala de Aula Invertida.
- Auxiliar os alunos na criação do mapa conceitual.
- Apresentar exemplos práticos sobre a profissão de designer.
- Estimular a discussão em grupo e a interação entre os alunos.
- Concluir a aula, reforçando a importância da profissão de designer na sociedade.
Ações do aluno
- Pesquisar e selecionar informações relevantes sobre a profissão de designer.
- Criar o mapa conceitual, seguindo a ideia central e as 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
- Apresentar o mapa conceitual para a turma e participar da discussão em grupo.
- Estabelecer relações entre as categorias de profissionais do sistema das artes visuais.
- Demonstrar criatividade e inovação na solução de problemas de comunicação visual.