Aula sobre Profissao Produtor Cultural

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A produção cultural é um tema que está presente em nosso cotidiano de diversas formas, seja na música, no cinema, nas artes visuais, no teatro, entre outros. Nesta atividade, vamos trabalhar a diferenciação entre as categorias de artista, artesão, produtor cultural, curador, designer, entre outras, estabelecendo relações entre os profissionais do sistema das artes visuais. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos irão criar um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, feito em grupo para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    A produção cultural é um tema que está presente em nosso cotidiano de diversas formas, seja na música, no cinema, nas artes visuais, no teatro, entre outros. Nesta atividade, vamos trabalhar a diferenciação entre as categorias de artista, artesão, produtor cultural, curador, designer, entre outras, estabelecendo relações entre os profissionais do sistema das artes visuais. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos irão criar um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, feito em grupo para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Inicie a atividade apresentando o tema e contextualizando com exemplos práticos e didáticos. Em seguida, explique a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas e como ela será aplicada na atividade.

  3. Etapa 3 - Formação dos grupos

    Forme grupos de no máximo quatro alunos e distribua o material necessário para a atividade.

  4. Etapa 4 - Definição do problema

    Cada grupo deve definir um problema relacionado à produção cultural, por exemplo: Como os artistas visuais podem se destacar no mercado de trabalho? Como a produção cultural pode ser utilizada para promover a inclusão social? Como os museus podem se tornar mais acessíveis ao público?

  5. Etapa 5 - Geração de alternativas

    Cada grupo deve gerar alternativas para solucionar o problema definido na etapa anterior. Essas alternativas devem ser criativas e viáveis.

  6. Etapa 6 - Solução

    Cada grupo deve escolher uma das alternativas geradas na etapa anterior e elaborar uma solução detalhada para o problema definido.

  7. Etapa 7 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar sua solução para a turma, utilizando recursos audiovisuais, como slides, vídeos ou fotos.

  8. Etapa 8 - Discussão

    Após todas as apresentações, o professor deve conduzir uma discussão sobre as soluções apresentadas e como elas se relacionam com as categorias de artista, artesão, produtor cultural, curador, designer, entre outras.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em diferenciar as categorias de artista, artesão, produtor cultural, curador, designer, entre outras.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos.
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na atividade em grupo.
  • Criatividade na definição do problema e na geração de alternativas.
  • Viabilidade da solução apresentada.
  • Qualidade da apresentação.
  • Participação na discussão final.

Ações do professor

  • Explicar claramente a metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas.
  • Orientar os grupos durante a atividade.
  • Conduzir a discussão final.
  • Avaliar as apresentações e a participação dos alunos.
  • Dar feedbacks construtivos aos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade em grupo.
  • Definir um problema criativo e viável.
  • Gerar alternativas criativas e viáveis.
  • Elaborar uma solução detalhada para o problema definido.
  • Apresentar a solução para a turma e participar da discussão final.