Aula sobre Profissao Produtor Cultural

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Nesta atividade, vamos trabalhar o tema "Produção cultural" visando diferenciar as categorias de artista, artesão, produtor cultural, curador, designer, entre outras, estabelecendo relações entre os profissionais do sistema das artes visuais. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos criarão um modelo de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.

Para contextualizar o tema, podemos apresentar exemplos de produções culturais como exposições de arte, desfiles de moda, shows musicais, teatro, cinema, entre outros. Podemos também discutir como essas produções são realizadas, quem são os profissionais envolvidos e como eles se relacionam entre si.


  1. Etapa 1 - Contextualização

    Nesta atividade, vamos trabalhar o tema "Produção cultural" visando diferenciar as categorias de artista, artesão, produtor cultural, curador, designer, entre outras, estabelecendo relações entre os profissionais do sistema das artes visuais. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos criarão um modelo de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.

    Para contextualizar o tema, podemos apresentar exemplos de produções culturais como exposições de arte, desfiles de moda, shows musicais, teatro, cinema, entre outros. Podemos também discutir como essas produções são realizadas, quem são os profissionais envolvidos e como eles se relacionam entre si.


  2. Etapa 2 - Introdução ao tema

    Apresente o tema "Produção cultural" e contextualize com exemplos práticos. Em seguida, explique como a metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos será aplicada na atividade.

  3. Etapa 3 - Formação dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e deverão escolher um líder para cada grupo.

  4. Etapa 4 - Definição dos critérios de avaliação

    Apresente os critérios de avaliação que serão utilizados pelos alunos para avaliar o trabalho dos colegas. Em seguida, os grupos deverão discutir e definir os critérios que serão utilizados em seu modelo de avaliação.

  5. Etapa 5 - Pesquisa

    Cada grupo deverá pesquisar sobre uma categoria profissional relacionada à produção cultural, como artista, artesão, produtor cultural, curador, designer, entre outras. Os alunos deverão pesquisar sobre as atividades realizadas por esses profissionais, suas habilidades e competências, além de exemplos de produções culturais que envolvam essa categoria profissional.

  6. Etapa 6 - Criação do modelo de avaliação

    Cada grupo deverá criar um modelo de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação definidos na etapa 3 e aplicá-los em uma produção cultural escolhida pelo grupo. Os alunos deverão preencher o modelo com notas numa escala de 1 a 5 e justificar suas avaliações.

  7. Etapa 7 - Apresentação das produções culturais

    Cada grupo deverá apresentar sua produção cultural e o modelo de avaliação utilizado para avaliar o trabalho dos colegas.

  8. Etapa 8 - Discussão em grupo

    Os alunos deverão discutir em grupo as avaliações recebidas e as justificativas apresentadas pelos colegas. O objetivo é refletir sobre o processo de avaliação e a importância da colaboração e do trabalho em equipe na produção cultural.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em diferenciar as categorias de artista, artesão, produtor cultural, curador, designer, entre outras, estabelecendo relações entre os profissionais do sistema das artes visuais.
  • Estimular a pesquisa e a reflexão crítica sobre as produções culturais e as categorias profissionais envolvidas.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em equipe, colaborar e avaliar o trabalho dos colegas.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo
  • Construção dos argumentos
  • Apresentação e comunicação
  • Desempenho geral

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizá-lo com exemplos práticos.
  • Explicar como a metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos será aplicada na atividade.
  • Definir os critérios de avaliação que serão utilizados pelos alunos.
  • Orientar os alunos na pesquisa e na criação do modelo de avaliação.
  • Estimular a reflexão crítica e a discussão em grupo.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre uma categoria profissional relacionada à produção cultural.
  • Criar um modelo de avaliação por pares, contendo critérios de avaliação definidos pelo grupo.
  • Aplicar o modelo de avaliação em uma produção cultural escolhida pelo grupo.
  • Apresentar a produção cultural e o modelo de avaliação utilizado para avaliar o trabalho dos colegas.
  • Discutir em grupo as avaliações recebidas e as justificativas apresentadas pelos colegas.