Aula sobre Profissao Produtor Cultural
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
Um exemplo prático de produção cultural é a criação de uma exposição de arte em uma galeria. Nessa atividade, diversos profissionais estão envolvidos, desde o artista que cria as obras, até o curador que seleciona as peças e organiza a exposição. É importante que os alunos entendam que a produção cultural é uma atividade coletiva e que envolve diferentes habilidades e competências.
Etapa 1 - Contextualização
A produção cultural é um tema presente em nosso cotidiano, seja na música, cinema, teatro, artes visuais, entre outras formas de expressão. Nesta atividade, vamos trabalhar a diferenciação entre as categorias de artista, artesão, produtor cultural, curador, designer, entre outras, estabelecendo relações entre os profissionais do sistema das artes visuais. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Cultura Maker, que incentiva a criatividade, a colaboração e a experimentação.Um exemplo prático de produção cultural é a criação de uma exposição de arte em uma galeria. Nessa atividade, diversos profissionais estão envolvidos, desde o artista que cria as obras, até o curador que seleciona as peças e organiza a exposição. É importante que os alunos entendam que a produção cultural é uma atividade coletiva e que envolve diferentes habilidades e competências.
Etapa 2 - Apresentação do tema
Apresente o tema e explique a importância da produção cultural na sociedade. Serão apresentados exemplos de profissionais envolvidos na produção de uma exposição de arte.Etapa 3 - Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos irão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos: Que bom, Que pena, Que tal. Essa ferramenta será utilizada como uma forma de avaliação do estudante sobre a atividade.Etapa 4 - Diferenciação entre as categorias de profissionais
Apresente as diferentes categorias de profissionais envolvidos na produção cultural, como artista, artesão, produtor cultural, curador, designer, entre outros. Serão discutidas as habilidades e competências necessárias para cada profissão.Etapa 5 - Trabalho em grupo
Os alunos serão divididos em grupos e deverão criar uma exposição de arte imaginária. Cada grupo deverá escolher um tema e selecionar obras de arte que se relacionem com o tema. Os alunos deverão pensar em como organizar a exposição e quais profissionais seriam necessários para realizar a atividade.Etapa 6 - Apresentação dos trabalhos
Cada grupo irá apresentar sua exposição de arte imaginária e explicar como foi o processo de criação. Os outros grupos poderão fazer perguntas e comentários sobre as apresentações.Etapa 7 - Reflexão e avaliação
Os alunos irão utilizar a Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e refletir sobre o que aprenderam. Faça uma reflexão final sobre o tema e a metodologia utilizada.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em diferenciar as categorias de profissionais envolvidos na produção cultural.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos.
- Incentivar a reflexão crítica sobre a produção cultural e seu papel na sociedade.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na atividade em grupo.
- Utilização adequada da Dinâmica dos 3 Qs para avaliação da atividade.
- Capacidade de diferenciar as categorias de profissionais envolvidos na produção cultural.
- Criatividade e originalidade na criação da exposição de arte imaginária.
- Reflexão crítica sobre a produção cultural e seu papel na sociedade.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Estimular a participação ativa dos alunos.
- Fazer intervenções pontuais para direcionar a atividade.
- Fazer uma reflexão final sobre o tema e a metodologia utilizada.
- Estimular a reflexão crítica sobre a produção cultural.
Ações do aluno
- Participar ativamente da atividade em grupo.
- Utilizar adequadamente a Dinâmica dos 3 Qs para avaliação da atividade.
- Diferenciar as categorias de profissionais envolvidos na produção cultural.
- Ser criativo e original na criação da exposição de arte imaginária.
- Refletir criticamente sobre a produção cultural e seu papel na sociedade.