Aula sobre Profissao Produtor Cultural

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


A produção cultural é um tema presente em nosso cotidiano, seja na música, cinema, teatro, artes visuais, entre outras formas de expressão. Nesta atividade, vamos trabalhar a diferenciação entre as categorias de artista, artesão, produtor cultural, curador, designer, entre outras, estabelecendo relações entre os profissionais do sistema das artes visuais. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Cultura Maker, que incentiva a criatividade, a colaboração e a experimentação.

Um exemplo prático de produção cultural é a criação de uma exposição de arte em uma galeria. Nessa atividade, diversos profissionais estão envolvidos, desde o artista que cria as obras, até o curador que seleciona as peças e organiza a exposição. É importante que os alunos entendam que a produção cultural é uma atividade coletiva e que envolve diferentes habilidades e competências.


  1. Etapa 1 - Contextualização

    A produção cultural é um tema presente em nosso cotidiano, seja na música, cinema, teatro, artes visuais, entre outras formas de expressão. Nesta atividade, vamos trabalhar a diferenciação entre as categorias de artista, artesão, produtor cultural, curador, designer, entre outras, estabelecendo relações entre os profissionais do sistema das artes visuais. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Cultura Maker, que incentiva a criatividade, a colaboração e a experimentação.

    Um exemplo prático de produção cultural é a criação de uma exposição de arte em uma galeria. Nessa atividade, diversos profissionais estão envolvidos, desde o artista que cria as obras, até o curador que seleciona as peças e organiza a exposição. É importante que os alunos entendam que a produção cultural é uma atividade coletiva e que envolve diferentes habilidades e competências.


  2. Etapa 2 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique a importância da produção cultural na sociedade. Serão apresentados exemplos de profissionais envolvidos na produção de uma exposição de arte.

  3. Etapa 3 - Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos irão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos: Que bom, Que pena, Que tal. Essa ferramenta será utilizada como uma forma de avaliação do estudante sobre a atividade.

  4. Etapa 4 - Diferenciação entre as categorias de profissionais

    Apresente as diferentes categorias de profissionais envolvidos na produção cultural, como artista, artesão, produtor cultural, curador, designer, entre outros. Serão discutidas as habilidades e competências necessárias para cada profissão.

  5. Etapa 5 - Trabalho em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e deverão criar uma exposição de arte imaginária. Cada grupo deverá escolher um tema e selecionar obras de arte que se relacionem com o tema. Os alunos deverão pensar em como organizar a exposição e quais profissionais seriam necessários para realizar a atividade.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos trabalhos

    Cada grupo irá apresentar sua exposição de arte imaginária e explicar como foi o processo de criação. Os outros grupos poderão fazer perguntas e comentários sobre as apresentações.

  7. Etapa 7 - Reflexão e avaliação

    Os alunos irão utilizar a Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e refletir sobre o que aprenderam. Faça uma reflexão final sobre o tema e a metodologia utilizada.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em diferenciar as categorias de profissionais envolvidos na produção cultural.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos.
  • Incentivar a reflexão crítica sobre a produção cultural e seu papel na sociedade.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na atividade em grupo.
  • Utilização adequada da Dinâmica dos 3 Qs para avaliação da atividade.
  • Capacidade de diferenciar as categorias de profissionais envolvidos na produção cultural.
  • Criatividade e originalidade na criação da exposição de arte imaginária.
  • Reflexão crítica sobre a produção cultural e seu papel na sociedade.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação ativa dos alunos.
  • Fazer intervenções pontuais para direcionar a atividade.
  • Fazer uma reflexão final sobre o tema e a metodologia utilizada.
  • Estimular a reflexão crítica sobre a produção cultural.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade em grupo.
  • Utilizar adequadamente a Dinâmica dos 3 Qs para avaliação da atividade.
  • Diferenciar as categorias de profissionais envolvidos na produção cultural.
  • Ser criativo e original na criação da exposição de arte imaginária.
  • Refletir criticamente sobre a produção cultural e seu papel na sociedade.