Aula sobre Profissao Produtor Cultural
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
A produção cultural está presente em nosso cotidiano, seja na música, cinema, artes visuais, literatura, entre outras formas de expressão artística. Nesta atividade, os alunos serão desafiados a diferenciar as categorias de artista, artesão, produtor cultural, curador, designer, entre outras, estabelecendo relações entre os profissionais do sistema das artes visuais. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Ensino Híbrido, na qual os alunos criarão um modelo de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Contextualização
A produção cultural está presente em nosso cotidiano, seja na música, cinema, artes visuais, literatura, entre outras formas de expressão artística. Nesta atividade, os alunos serão desafiados a diferenciar as categorias de artista, artesão, produtor cultural, curador, designer, entre outras, estabelecendo relações entre os profissionais do sistema das artes visuais. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Ensino Híbrido, na qual os alunos criarão um modelo de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 2 - Introdução
Apresente o tema e os objetivos da atividade, explicando a importância de diferenciar as categorias de profissionais do sistema das artes visuais. Os alunos farão um check-in no modelo de registro de aprendizagem, registrando suas expectativas e conhecimentos prévios sobre o assunto.Etapa 3 - Apresentação dos profissionais
Apresente exemplos de artistas, artesãos, produtores culturais, curadores, designers, entre outros profissionais do sistema das artes visuais. Os alunos farão anotações no modelo de registro de aprendizagem, registrando as características de cada profissional.Etapa 4 - Discussão em grupo
Os alunos serão divididos em grupos para discutir as diferenças e semelhanças entre os profissionais apresentados. Cada grupo fará anotações no modelo de registro de aprendizagem, registrando as conclusões da discussão.Etapa 5 - Exemplos práticos
Apresente exemplos práticos de como os profissionais do sistema das artes visuais trabalham juntos em projetos culturais. Os alunos farão anotações no modelo de registro de aprendizagem, registrando os exemplos apresentados.Etapa 6 - Síntese
Os alunos farão um check-out no modelo de registro de aprendizagem, registrando as principais aprendizagens da atividade e como poderão aplicá-las em seu cotidiano.Etapa 7 - Reflexão
Conduza uma reflexão sobre a metodologia utilizada e como ela pode ser aplicada em outras aulas. Os alunos farão anotações no modelo de registro de aprendizagem, registrando suas reflexões.Etapa 8 - Encerramento
Faça um breve encerramento da atividade, reforçando os principais pontos abordados e os objetivos alcançados. Os alunos farão um último check-out no modelo de registro de aprendizagem, registrando suas impressões finais sobre a atividade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em diferenciar as categorias de profissionais do sistema das artes visuais.
- Estimular a reflexão crítica sobre a importância da produção cultural em nossa sociedade.
- Promover a colaboração e o trabalho em grupo.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas discussões em grupo.
- Qualidade das anotações no modelo de registro de aprendizagem.
- Reflexão crítica sobre a importância da produção cultural em nossa sociedade.
Ações do professor
- Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
- Conduzir a reflexão sobre a metodologia utilizada e como ela pode ser aplicada em outras aulas.
Ações do aluno
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Fazer anotações de qualidade no modelo de registro de aprendizagem.
- Refletir criticamente sobre a importância da produção cultural em nossa sociedade.