Aula sobre Profissao Produtor Cultural
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
A produção cultural é um tema importante para ser trabalhado em sala, pois permite que os alunos compreendam as diferentes categorias de profissionais que atuam no sistema das artes visuais. Ao entender as diferenças entre artistas, artesãos, produtores culturais, curadores e designers, os alunos podem estabelecer relações entre esses profissionais e compreender melhor como funciona o mercado de arte. Além disso, o tema pode ser aplicado no cotidiano dos estudantes, já que a produção cultural está presente em diversos aspectos da vida, como na música, na moda, no cinema, na televisão, entre outros.
Nesta atividade, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em três grupos e cada grupo será responsável por uma atividade relacionada ao tema.
Etapa 1 - Contextualização
A produção cultural é um tema importante para ser trabalhado em sala, pois permite que os alunos compreendam as diferentes categorias de profissionais que atuam no sistema das artes visuais. Ao entender as diferenças entre artistas, artesãos, produtores culturais, curadores e designers, os alunos podem estabelecer relações entre esses profissionais e compreender melhor como funciona o mercado de arte. Além disso, o tema pode ser aplicado no cotidiano dos estudantes, já que a produção cultural está presente em diversos aspectos da vida, como na música, na moda, no cinema, na televisão, entre outros.Nesta atividade, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em três grupos e cada grupo será responsável por uma atividade relacionada ao tema.
Etapa 2 - Introdução
Inicie a atividade o tema e suas categorias, utilizando exemplos práticos que possam ser facilmente compreendidos pelos alunos. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos e cada grupo será direcionado para uma estação.Etapa 3 - Estação 1 - Artista
Nesta estação, os alunos aprenderão sobre a categoria de artista e suas diferentes vertentes, como pintura, escultura, desenho, entre outras. Apresente obras de artistas famosos e pedir para que os alunos criem suas próprias obras utilizando diferentes materiais, como lápis de cor, tinta guache, argila, entre outros.Etapa 4 - Estação 2 - Produtor cultural
Nesta estação, os alunos aprenderão sobre a categoria de produtor cultural e sua importância na organização de eventos culturais, como exposições, shows, festivais, entre outros. Apresente exemplos de eventos culturais e pedir para que os alunos organizem um evento cultural fictício, definindo local, data, atrações, entre outros aspectos.Etapa 5 - Estação 3 - Designer
Nesta estação, os alunos aprenderão sobre a categoria de designer e sua importância na criação de produtos e serviços que utilizam elementos visuais. Apresente exemplos de produtos e serviços que utilizam design, como embalagens de produtos, cartazes, logotipos, entre outros. Em seguida, os alunos poderão criar suas próprias embalagens de produtos utilizando materiais diversos.Etapa 6 - Conclusão
Ao final da atividade, reúna os alunos e fará uma breve reflexão sobre o que foi aprendido em cada estação. Os alunos poderão compartilhar suas criações e discutir as diferenças entre as categorias de profissionais.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em diferenciar as categorias de profissionais que atuam no sistema das artes visuais.
- Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos por meio da criação de obras de arte e produtos.
- Promover a interação e a colaboração entre os alunos por meio da metodologia ativa Rotação por estações.
Critérios de avaliação
- Compreensão das diferenças entre as categorias de profissionais que atuam no sistema das artes visuais.
- Criatividade e originalidade na criação de obras de arte e produtos.
- Participação e colaboração nas atividades propostas.
Ações do professor
- Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
- Orientar os alunos durante as atividades propostas.
- Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Criar obras de arte e produtos utilizando diferentes materiais.
- Colaborar com os colegas de grupo durante as atividades propostas.