Aula sobre Profissoes Do Teatro Funcoes Administrativas

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


Apresente aos alunos as diferentes funções administrativas que existem no teatro e como elas são importantes para o funcionamento da produção teatral. O teatro é uma arte coletiva e colaborativa, e é importante que os alunos entendam como cada função é fundamental para o sucesso da produção. Você pode apresentar exemplos de produções teatrais que foram bem-sucedidas graças ao trabalho das funções administrativas, como a produção de um espetáculo que teve uma boa divulgação e venda de ingressos graças ao trabalho de _marketing_ e vendas, ou uma produção que teve uma boa organização de logística e transporte graças ao trabalho de produção.

  1. Etapa 1 - Apresentação do problema

    Inicialmente, apresente o problema aos alunos: "Como podemos entender e valorizar as funções administrativas no teatro e como elas são importantes para o sucesso da produção?"

  2. Etapa 2 - Pesquisa e investigação

    Os alunos devem pesquisar e investigar as diferentes funções administrativas no teatro, como _marketing_, vendas, produção, entre outras. Eles devem buscar informações sobre o que cada função faz e como ela é importante para a produção teatral.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos devem discutir em grupo as informações encontradas na pesquisa e na investigação. Eles devem compartilhar o que descobriram sobre cada função administrativa e como ela é importante para a produção teatral.

  4. Etapa 4 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos devem criar um _template_ de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena, Que tal. Esse template será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  5. Etapa 5 - Aplicação do template

    Os alunos devem aplicar o _template_ de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e discutir o que foi bom, o que foi ruim e o que pode ser melhorado.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos resultados

    Os alunos devem apresentar os resultados da pesquisa e da investigação para a turma. Eles devem explicar o que descobriram sobre cada função administrativa e como ela é importante para a produção teatral.

  7. Etapa 7 - Reflexão final

    Os alunos devem fazer uma reflexão final sobre a atividade e discutir o que aprenderam sobre as funções administrativas no teatro e como elas são importantes para a produção teatral.

Intencionalidades pedagógicas

  • Compreensão das diferentes funções administrativas no teatro e sua importância para a produção teatral.
  • Pesquisa, investigação e discussão em grupo sobre as funções administrativas no teatro.
  • Criação e aplicação do template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e promover reflexão sobre o aprendizado.

Critérios de avaliação

  • Profundidade da pesquisa e participação ativa na discussão em grupo sobre as funções administrativas no teatro.
  • Adequação e nitidez na criação e aplicação do template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliação da atividade.
  • Qualidade da apresentação dos resultados da pesquisa e reflexão final sobre o aprendizado alcançado.

Ações do professor

  • Apresentar aos alunos as diferentes funções administrativas no teatro e sua importância para a produção teatral.
  • Orientar os alunos na pesquisa e investigação das funções administrativas, fornecendo diretrizes e recursos para obtenção de informações.
  • Facilitar a discussão em grupo, estimulando a troca de conhecimentos e a construção coletiva de saberes sobre as funções administrativas no teatro.
  • Orientar os alunos na criação e aplicação do template de Dinâmica dos 3 Qs, fornecendo suporte e direcionamento para a avaliação da atividade.
  • Conduzir a apresentação dos resultados da pesquisa e promover a reflexão final sobre o aprendizado alcançado.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisa e investigação sobre as diferentes funções administrativas no teatro.
  • Participar ativamente da discussão em grupo, compartilhando informações e contribuindo para a construção coletiva do conhecimento sobre as funções administrativas no teatro.
  • Criar o template de Dinâmica dos 3 Qs, aplicando-o para avaliar a atividade e refletir sobre o que foi bom, o que foi ruim e o que pode ser melhorado.
  • Apresentar os resultados da pesquisa de forma clara e organizada, demonstrando a compreensão das funções administrativas no teatro e sua importância.
  • Realizar uma reflexão final sobre o que foi aprendido, consolidando o conhecimento sobre as funções administrativas no teatro e refletindo sobre sua relevância na produção teatral.