Aula sobre Profissoes Do Teatro Funcoes Administrativas

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


Nesta aula, os alunos conhecerão as funções administrativas no teatro, cruciais para o sucesso de qualquer produção teatral. Será trabalhado como essas funções são importantes para manter o teatro funcionando e como elas contribuem para a realização de um espetáculo de qualidade. Para isso, será utilizada a metodologia ativa _Cultura Maker_, em que os alunos vão criar uma fanzine em papel A4 dividido em 8 partes para desenvolver o tema e seus subtópicos. Essa fanzine servirá como uma ferramenta para investigar e experimentar diferentes funções teatrais e discutir os limites e desafios do trabalho artístico coletivo e colaborativo.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e discuta a importância das funções administrativas no teatro. Convide os alunos a compartilhar suas experiências em produções teatrais e a identificar as funções administrativas que já conhecem.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Divida os alunos em grupos e cada grupo receberá um papel A4 dividido em 8 partes.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Peça que cada grupo pesquise sobre uma função administrativa no teatro (ex: produção, cenografia, figurino, iluminação, etc.) e preencha uma parte da fanzine com informações sobre a função escolhida.

  4. Etapa 4 - Compartilhamento

    Cada grupo irá compartilhar suas descobertas com a turma e explicar o que aprendeu sobre a função administrativa escolhida.

  5. Etapa 5 - Criação da fanzine

    Oriente os grupos na criação de uma página da fanzine sobre a função administrativa escolhida. Eles podem usar desenhos, colagens, textos, ou qualquer outra forma de expressão artística.

  6. Etapa 6 - Montagem da fanzine

    Os grupos irão juntar suas páginas da fanzine e montar a publicação.

  7. Etapa 7 - Apresentação final

    Cada grupo irá apresentar sua página da fanzine para a turma e explicar como a função administrativa escolhida contribui para o sucesso de uma produção teatral. Incentive a participação de todos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e investigação sobre o teatro e suas funções administrativas.
  • Fomentar a criatividade e a expressão artística dos alunos.
  • Incentivar o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.
  • Estimular a reflexão sobre a importância do trabalho administrativo no teatro.
  • Promover a compreensão sobre a importância do trabalho coletivo e colaborativo em uma produção teatral.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e colaboração em grupo.
  • Qualidade e criatividade da página da fanzine produzida.
  • Clareza e objetividade na apresentação da função administrativa escolhida.
  • Demonstração de compreensão sobre a importância do trabalho administrativo no teatro.
  • Reflexão sobre a importância do trabalho coletivo e colaborativo em uma produção teatral.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos na pesquisa e na criação da fanzine.
  • Estimular a participação ativa e a colaboração em grupo.
  • Incentivar a reflexão e a discussão sobre o tema.
  • Avaliar o desempenho dos alunos de forma justa e coerente.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Realizar a pesquisa sobre a função administrativa escolhida de forma cuidadosa e objetiva.
  • Criar uma página da fanzine criativa e de qualidade.
  • Apresentar a função administrativa escolhida de forma clara e objetiva.
  • Refletir sobre a importância do trabalho coletivo e colaborativo em uma produção teatral.