Aula sobre Profissoes Do Teatro Funcoes Administrativas

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A aula sobre "Profissões do Teatro: Funções Administrativas" visa apresentar aos alunos as diversas funções administrativas que existem no teatro e como elas são importantes para o funcionamento de uma peça teatral. É importante que os alunos entendam que o teatro não é apenas composto por atores e diretores, mas também por uma equipe técnica e administrativa que trabalha nos bastidores.

Exemplos práticos:

Você pode utilizar exemplos de peças teatrais que já assistiu ou que os alunos já assistiram para ilustrar as funções administrativas. É possível também mostrar vídeos de bastidores de peças teatrais para que os alunos entendam como funciona o trabalho da equipe técnica e administrativa.


  1. Etapa 1 - Preparação

    O professor deve preparar um material de apoio para os alunos, contendo informações sobre as funções administrativas no teatro e exemplos práticos. Esse material pode ser entregue aos alunos em formato impresso ou disponibilizado em um ambiente virtual.

  2. Etapa 2 - Estudo individual

    Os alunos devem estudar o material de apoio preparado pelo professor e pesquisar sobre as funções administrativas no teatro.

  3. Etapa 3 - Divisão em grupo

    Peça aos alunos para se dividirem em grupo. Após a formação dos grupos, solicite que cada um escolha uma função administrativa do teatro.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Os grupos devem apresentar a função administrativa, explicando suas atribuições, características e dificuldades no meio teatral.

  5. Etapa 5 - Avaliação

    Os alunos devem avaliar a própria apresentação e a apresentação dos outros grupos, dando feedbacks construtivos acerca da proposta.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de investigação e experimentação de diferentes funções teatrais.
  • Discutir os limites e desafios do trabalho artístico coletivo e colaborativo.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na atividade.
  • Compreensão das funções administrativas no teatro.
  • Apresentação clara e objetiva.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizá-lo.
  • Monitorar as discussões em grupo e orientar os alunos quando necessário.
  • Avaliar a participação dos grupos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Apresentar suas conclusões acerca do tema.
  • Avaliar a própria participação e a participação dos demais grupos.