Aula sobre Profissoes Do Teatro Funcoes Artisticas

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


Os alunos serão apresentados às diferentes funções artísticas que existem no teatro. O objetivo é que eles investiguem e experimentem essas funções, discutindo os limites e desafios do trabalho artístico coletivo e colaborativo. Para isso, utilize a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade. O teatro é uma das formas mais antigas de arte e pretende contar histórias por meio da interpretação de personagens. Existem diversas funções artísticas no teatro, como ator, diretor, figurinista, cenógrafo, iluminador, entre outras. Cada uma dessas funções é importante para a realização de uma peça teatral e exige habilidades específicas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas. Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e receberão uma folha de papel para criar o template de Dinâmica dos 3 Qs.

  2. Etapa 2 - Investigação

    Os alunos irão pesquisar sobre as diferentes funções artísticas no teatro e anotar as informações relevantes em seus templates de Dinâmica dos 3 Qs. Forneça materiais de apoio, como livros, revistas e vídeos.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os grupos irão discutir as informações que coletaram e preencher os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal" em seus templates de Dinâmica dos 3 Qs. Circule pela sala para auxiliar e tire dúvidas.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos templates

    Cada grupo irá apresentar seu template de Dinâmica dos 3 Qs para a turma e explicar suas escolhas. Medie a discussão e estimule a participação de todos.

  5. Etapa 5 - Experimentação

    Os alunos irão experimentar diferentes funções artísticas no teatro, como atuar, dirigir, criar figurinos e cenários, entre outras. Forneça materiais e orientações para cada atividade.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Os alunos irão preencher novamente seus templates de Dinâmica dos 3 Qs, avaliando a atividade realizada. Recolha os templates para avaliação.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão da aula e reforce os principais pontos trabalhados. Os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em investigar e experimentar diferentes funções teatrais.
  • Estimular a discussão sobre os limites e desafios do trabalho artístico coletivo e colaborativo.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar suas próprias atividades.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Qualidade do preenchimento do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Desempenho na experimentação das diferentes funções artísticas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas.
  • Fornecer materiais de apoio para pesquisa e experimentação.
  • Mediar as discussões em grupo e estimular a participação de todos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre as diferentes funções artísticas no teatro.
  • Discutir em grupo as informações coletadas e preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Experimentar diferentes funções artísticas no teatro.