Aula sobre Profissoes Do Teatro Funcoes Artisticas

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Os alunos irão aprender sobre as profissões do teatro e suas funções artísticas. Utilize a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos criarão um template de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5 para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo desta atividade é desenvolver a habilidade dos alunos em "Investigar e experimentar diferentes funções teatrais e discutir os limites e desafios do trabalho artístico coletivo e colaborativo."

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente exemplos de peças teatrais famosas e suas funções artísticas, como a função do ator, do diretor, do cenógrafo, do figurinista, do iluminador, entre outros. Traga também exemplos de profissionais do teatro que atuam em sua comunidade, como grupos de teatro local, escolas de teatro, entre outros. Os alunos serão divididos em grupos de quatro e cada grupo receberá um tema relacionado às profissões do teatro.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os grupos irão pesquisar sobre o tema que receberam e discutir em conjunto as informações encontradas. Disponibilize materiais de pesquisa, como livros, revistas e sites especializados.

  3. Etapa 3 - Criação do template de avaliação

    Os grupos irão criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Forneça um modelo para os alunos seguirem.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos temas

    Cada grupo irá apresentar o tema que pesquisou para os outros grupos. Após a apresentação, os outros grupos irão avaliar a apresentação utilizando o template criado na etapa 3.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os grupos irão discutir as avaliações recebidas e identificar pontos fortes e pontos a melhorar em suas apresentações.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma reflexão sobre a importância das profissões do teatro e como elas contribuem para a sociedade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de investigação e experimentação de diferentes funções teatrais.
  • Estimular a colaboração e o trabalho em equipe.
  • Desenvolver a habilidade de avaliação crítica.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar a metodologia Aprendizagem Entre Pares.
  • Fornecer materiais de pesquisa.
  • Fornecer um modelo de template de avaliação por pares.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o tema que receberam.
  • Criar um template de avaliação por pares.
  • Apresentar o tema que pesquisaram.
  • Avaliar as apresentações dos outros grupos.
  • Discutir as avaliações recebidas e identificar pontos fortes e pontos a melhorar em suas apresentações.