Aula sobre Profissoes Do Teatro Funcoes Artisticas

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Os alunos irão investigar e experimentar diferentes funções teatrais e discutir os limites e desafios do trabalho artístico coletivo e colaborativo. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em equipe e compreender a importância da colaboração no teatro. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Design Sprint, na qual os alunos criarão um template de design sprint com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. Apresente exemplos de peças teatrais em que a colaboração e o trabalho em equipe foram fundamentais para o sucesso da produção. Além disso, pode ser interessante mostrar aos alunos como as funções artísticas do teatro podem ser aplicadas em outras áreas, como na produção de filmes, na televisão e até mesmo em empresas que utilizam técnicas teatrais em treinamentos corporativos.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente aos alunos as diferentes funções artísticas do teatro, como diretor, ator, figurinista, cenógrafo, iluminador, sonoplasta, entre outras. Os alunos deverão pesquisar sobre cada uma dessas funções e discutir em grupo as responsabilidades de cada profissional.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos irão criar um mapa mental com as informações pesquisadas na etapa anterior. Em seguida, deverão discutir em grupo quais funções artísticas eles gostariam de experimentar em uma peça teatral.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os alunos deverão escolher em grupo qual função artística cada um irá desempenhar na produção de uma peça teatral. Em seguida, deverão discutir em grupo como irão trabalhar em equipe para produzir a peça.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os alunos irão criar um roteiro para a peça teatral, levando em consideração as funções artísticas escolhidas por cada um. Em seguida, deverão criar um esboço da cenografia, figurino e iluminação da peça.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os alunos irão apresentar a peça teatral para a turma, utilizando as funções artísticas escolhidas por cada um. Em seguida, deverão discutir em grupo os desafios e limites do trabalho artístico coletivo e colaborativo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em equipe e compreender a importância da colaboração no teatro.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a criatividade e a capacidade de prototipação dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Qualidade do mapa mental e do roteiro da peça teatral.
  • Qualidade da apresentação da peça teatral.

Ações do professor

  • Apresentar as diferentes funções artísticas do teatro.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Orientar os alunos na criação do mapa mental, roteiro e esboço da peça teatral.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre as diferentes funções artísticas do teatro.
  • Discutir em grupo as responsabilidades de cada profissional.
  • Escolher em grupo qual função artística cada um irá desempenhar na produção da peça teatral.