Aula sobre Profissoes Do Teatro Funcoes Artisticas
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
Explore as diferentes funções artísticas no teatro e como elas se relacionam para criar uma produção teatral. Use a metodologia ativa de gamificação para criar um mapa de registro de um jogo, que ajudará os alunos a entenderem melhor as funções artísticas e como elas trabalham juntas. Além disso, discuta os desafios do trabalho artístico coletivo e colaborativo. O teatro é uma forma de arte que pode ser encontrada em muitos lugares, como em peças de teatro, musicais, óperas e até mesmo em programas de TV. É importante entendermos como o trabalho em equipe é fundamental para a criação de uma produção de sucesso.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula explicando o tema e os objetivos da aula. Em seguida, faça uma breve introdução sobre as funções artísticas no teatro e como elas se relacionam para criar uma produção teatral.Etapa 2 - Discussão em grupo
Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo discutirá as diferentes funções artísticas no teatro. Eles deverão listar as funções e explicar como cada uma delas contribui para a produção teatral.Etapa 3 - Criação do mapa de registro
Cada grupo criará um mapa de registro (imagem em anexo) para um jogo sobre as funções artísticas no teatro. O mapa de registro deve conter os campos ‘Nome do Jogo’, ‘Objetivo do Jogo’, ‘Desafios do Jogo’, ‘Níveis’, ‘Esquema de Recompensas’, ‘Informações para o consumidor final’ e ‘por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?’. Os alunos devem ser criativos e pensar em como tornar o jogo interessante e desafiador.Etapa 4 - Apresentação dos mapas de registro
Cada grupo apresentará seu mapa de registro para a turma. Os alunos deverão explicar como o jogo funciona e como ele ajuda a entender as funções artísticas no teatro.Etapa 5 - Discussão em grupo
Os alunos discutirão os desafios do trabalho artístico coletivo e colaborativo. Eles deverão listar os desafios e explicar como eles podem ser superados.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma breve conclusão sobre a aula e reforce os principais pontos abordados. Peça também aos alunos que reflitam sobre o que aprenderam e como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em investigar e experimentar diferentes funções teatrais.
- Estimular a criatividade e a cooperação entre os alunos.
- Promover a reflexão sobre os desafios do trabalho artístico coletivo e colaborativo.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
- Criatividade e qualidade do mapa de registro criado pelo grupo.
- Capacidade dos alunos em explicar as funções artísticas e os desafios do trabalho artístico coletivo e colaborativo.
Ações do professor
- Explicar claramente os objetivos da aula.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
- Dar feedback construtivo sobre o trabalho dos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Ser criativo na criação do mapa de registro.
- Explicar claramente as funções artísticas e os desafios do trabalho artístico coletivo e colaborativo.