Aula sobre Profissoes Do Teatro Funcoes Artisticas

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Os alunos serão apresentados às diferentes funções artísticas no teatro e discutirão os limites e desafios do trabalho artístico coletivo e colaborativo. O objetivo é que os alunos investiguem e experimentem diferentes funções teatrais, entendendo como cada uma delas é importante para a construção de uma peça teatral. Para isso, utilize a metodologia ativa de Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em 3 grupos diferentes que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Profissões do Teatro: Funções Artísticas" e explique como a aula será conduzida. Os alunos serão divididos em 3 grupos e cada grupo irá para uma estação diferente.

  2. Etapa 2 - Rotação por Estações

    Estação 1 - Ator

    Na estação 1, os alunos irão experimentar a função de ator. Apresente algumas técnicas de interpretação e os alunos irão realizar algumas atividades práticas, como improvisações e leituras dramáticas.

    Estação 2 - Cenógrafo

    Na estação 2, os alunos irão experimentar a função de cenógrafo. Apresente alguns conceitos básicos de cenografia e os alunos irão criar maquetes de cenários para uma peça teatral.

    Estação 3 - Figurinista

    Na estação 3, os alunos irão experimentar a função de figurinista. Apresente alguns conceitos básicos de figurino e os alunos irão criar desenhos de figurinos para os personagens de uma peça teatral.


  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Ao final das atividades em cada estação, os alunos irão se reunir em grupo para discutir as funções artísticas que experimentaram e como elas são importantes para a construção de uma peça teatral. Medie a discussão.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar para a turma o que foi produzido em cada estação e como as funções artísticas são importantes para a construção de uma peça teatral.

  5. Etapa 5 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos nas atividades e na discussão em grupo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em investigar e experimentar diferentes funções teatrais.
  • Estimular o trabalho coletivo e colaborativo entre os alunos.
  • Desenvolver a criatividade e a capacidade de expressão dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em cada estação.
  • Participação na discussão em grupo.
  • Qualidade da apresentação.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar como a aula será conduzida.
  • Mediar a discussão em grupo.
  • Avaliar a participação dos alunos nas atividades.

Ações do aluno

  • Experimentar diferentes funções teatrais.
  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
  • Apresentar o que foi produzido em cada estação.