Aula sobre Profissoes Do Teatro Funcoes Artisticas
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Os alunos serão apresentados às diferentes funções artísticas do teatro, como ator, diretor, cenógrafo, figurinista, entre outros. Serão discutidos os limites e desafios do trabalho artístico coletivo e colaborativo. Para isso, utilize a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade. É importante ressaltar que o teatro é uma forma de arte que pode ser encontrada em diversas situações do cotidiano, como em peças teatrais, filmes, novelas, entre outros.
Etapa 1 - Introdução
Envie previamente para os alunos, textos e vídeos com exemplos de diferentes funções artísticas do teatro.Etapa 2 - Pesquisa em casa
Os alunos deverão pesquisar sobre uma função artística do teatro e preparar uma apresentação para a próxima aula. Eles poderão utilizar diferentes recursos, como vídeos, imagens e textos.Etapa 3 - Apresentação
Os alunos apresentarão suas pesquisas para a turma. Faça perguntas e comentários sobre cada apresentação.Etapa 4 - Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos ‘Que bom’, ‘Que pena’, ‘Que tal’. Eles deverão avaliar a atividade e a apresentação dos colegas utilizando esse modelo.Etapa 5 - Discussão em grupo
Os alunos discutirão em grupo as diferentes funções artísticas do teatro e os desafios do trabalho coletivo e colaborativo. Media a discussão e faça perguntas para estimular o debate.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre a aula e reforce os principais pontos discutidos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em investigar e experimentar diferentes funções teatrais.
- Estimular o trabalho coletivo e colaborativo.
- Desenvolver a capacidade de avaliação crítica dos alunos.
Critérios de avaliação
- Participação nas atividades propostas.
- Qualidade da pesquisa e apresentação sobre uma função artística do teatro.
- Utilização adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliação da atividade.
Ações do professor
- Introduzir o tema e apresentar exemplos práticos.
- Mediar a discussão em grupo e fazer perguntas para estimular o debate.
- Fazer uma conclusão sobre a aula e reforçar os principais pontos discutidos.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre uma função artística do teatro e preparar uma apresentação.
- Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
- Participar ativamente das discussões em grupo.