Aula sobre Profissoes Do Teatro Funcoes Artisticas

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Os alunos serão apresentados às diferentes funções artísticas do teatro, como ator, diretor, cenógrafo, figurinista, entre outros. Serão discutidos os limites e desafios do trabalho artístico coletivo e colaborativo. Para isso, utilize a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade. É importante ressaltar que o teatro é uma forma de arte que pode ser encontrada em diversas situações do cotidiano, como em peças teatrais, filmes, novelas, entre outros.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Envie previamente para os alunos, textos e vídeos com exemplos de diferentes funções artísticas do teatro.

  2. Etapa 2 - Pesquisa em casa

    Os alunos deverão pesquisar sobre uma função artística do teatro e preparar uma apresentação para a próxima aula. Eles poderão utilizar diferentes recursos, como vídeos, imagens e textos.

  3. Etapa 3 - Apresentação

    Os alunos apresentarão suas pesquisas para a turma. Faça perguntas e comentários sobre cada apresentação.

  4. Etapa 4 - Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos ‘Que bom’, ‘Que pena’, ‘Que tal’. Eles deverão avaliar a atividade e a apresentação dos colegas utilizando esse modelo.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos discutirão em grupo as diferentes funções artísticas do teatro e os desafios do trabalho coletivo e colaborativo. Media a discussão e faça perguntas para estimular o debate.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula e reforce os principais pontos discutidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em investigar e experimentar diferentes funções teatrais.
  • Estimular o trabalho coletivo e colaborativo.
  • Desenvolver a capacidade de avaliação crítica dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação nas atividades propostas.
  • Qualidade da pesquisa e apresentação sobre uma função artística do teatro.
  • Utilização adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliação da atividade.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e apresentar exemplos práticos.
  • Mediar a discussão em grupo e fazer perguntas para estimular o debate.
  • Fazer uma conclusão sobre a aula e reforçar os principais pontos discutidos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre uma função artística do teatro e preparar uma apresentação.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.