Aula sobre Profissoes Do Teatro Funcoes De Comunicacao E Imagem

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Nesta atividade, os alunos irão explorar as diferentes funções teatrais e discutir os limites e desafios do trabalho artístico coletivo e colaborativo. O tema "Profissões do Teatro: Funções de Comunicação e Imagem" será trabalhado com a metodologia ativa Design Sprint, que consiste em 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. Os alunos terão a oportunidade de investigar e experimentar diferentes funções teatrais, como diretor, ator, figurinista, cenógrafo, iluminador, entre outros. Além disso, serão apresentados exemplos práticos e didáticos sobre o tema, como a produção de um espetáculo teatral e a criação de um cenário.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Nesta atividade, os alunos irão explorar as diferentes funções teatrais e discutir os limites e desafios do trabalho artístico coletivo e colaborativo. O tema "Profissões do Teatro: Funções de Comunicação e Imagem" será trabalhado com a metodologia ativa Design Sprint, que consiste em 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. Os alunos terão a oportunidade de investigar e experimentar diferentes funções teatrais, como diretor, ator, figurinista, cenógrafo, iluminador, entre outros. Além disso, serão apresentados exemplos práticos e didáticos sobre o tema, como a produção de um espetáculo teatral e a criação de um cenário.

  2. Etapa 2 - Entender

    Apresente o tema "Profissões do Teatro: Funções de Comunicação e Imagem" e discuta com os alunos sobre as diferentes funções teatrais, suas responsabilidades e desafios. Serão apresentados exemplos práticos, como a produção de um espetáculo teatral e a criação de um cenário.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Os alunos irão escolher uma função teatral e criar um esboço de como seria sua atuação nessa função. Eles poderão utilizar desenhos, textos ou outras formas de expressão para apresentar suas ideias.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Os alunos irão discutir em grupo sobre as diferentes funções teatrais e escolher uma delas para trabalhar em equipe. Eles deverão justificar a escolha e definir as responsabilidades de cada membro do grupo.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Os alunos irão criar um protótipo da função teatral escolhida, utilizando materiais como papel, tecido, objetos de cena, entre outros. Eles deverão apresentar o protótipo para a turma e receber feedbacks. Esse protótipo pode ser a própria cena escolhida, o figurino ou algo relacionado com o tema.

  6. Etapa 6 - Testar

    Os alunos irão apresentar uma cena teatral em que cada membro do grupo irá desempenhar sua função teatral. Eles deverão avaliar a apresentação e discutir os desafios e limites do trabalho artístico coletivo e colaborativo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em investigar e experimentar diferentes funções teatrais.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
  • Fomentar o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.
  • Refletir sobre os desafios e limites do trabalho artístico coletivo e colaborativo.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em apresentar e receber feedbacks.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Criatividade e originalidade na apresentação da função teatral escolhida.
  • Coerência e clareza na definição das responsabilidades de cada membro do grupo.
  • Qualidade do protótipo criado.
  • Desempenho na apresentação da cena teatral e na avaliação dos feedbacks recebidos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e discutir sobre as diferentes funções teatrais.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
  • Orientar os alunos na escolha da função teatral e na definição das responsabilidades de cada membro do grupo.
  • Acompanhar a criação do protótipo e dar feedbacks para os alunos.
  • Avaliar a apresentação da cena teatral e os feedbacks recebidos pelos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Escolher uma função teatral e criar um esboço de como seria sua atuação nessa função.
  • Discutir em grupo sobre as diferentes funções teatrais e escolher uma delas para trabalhar em equipe.
  • Criar um protótipo da função teatral escolhida e apresentá-lo para a turma.
  • Apresentar uma cena teatral em que cada membro do grupo irá desempenhar sua função teatral e avaliar os feedbacks recebidos.