Aula sobre Profissoes Do Teatro Funcoes De Comunicacao E Imagem
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
Nesta atividade, os alunos irão explorar as diferentes funções teatrais e discutir os limites e desafios do trabalho artístico coletivo e colaborativo. O tema "Profissões do Teatro: Funções de Comunicação e Imagem" será trabalhado com a metodologia ativa Design Sprint, que consiste em 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. Os alunos terão a oportunidade de investigar e experimentar diferentes funções teatrais, como diretor, ator, figurinista, cenógrafo, iluminador, entre outros. Além disso, serão apresentados exemplos práticos e didáticos sobre o tema, como a produção de um espetáculo teatral e a criação de um cenário.
Etapa 1 - Contextualização
Nesta atividade, os alunos irão explorar as diferentes funções teatrais e discutir os limites e desafios do trabalho artístico coletivo e colaborativo. O tema "Profissões do Teatro: Funções de Comunicação e Imagem" será trabalhado com a metodologia ativa Design Sprint, que consiste em 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. Os alunos terão a oportunidade de investigar e experimentar diferentes funções teatrais, como diretor, ator, figurinista, cenógrafo, iluminador, entre outros. Além disso, serão apresentados exemplos práticos e didáticos sobre o tema, como a produção de um espetáculo teatral e a criação de um cenário.Etapa 2 - Entender
Apresente o tema "Profissões do Teatro: Funções de Comunicação e Imagem" e discuta com os alunos sobre as diferentes funções teatrais, suas responsabilidades e desafios. Serão apresentados exemplos práticos, como a produção de um espetáculo teatral e a criação de um cenário.Etapa 3 - Esboçar
Os alunos irão escolher uma função teatral e criar um esboço de como seria sua atuação nessa função. Eles poderão utilizar desenhos, textos ou outras formas de expressão para apresentar suas ideias.Etapa 4 - Decidir
Os alunos irão discutir em grupo sobre as diferentes funções teatrais e escolher uma delas para trabalhar em equipe. Eles deverão justificar a escolha e definir as responsabilidades de cada membro do grupo.Etapa 5 - Prototipar
Os alunos irão criar um protótipo da função teatral escolhida, utilizando materiais como papel, tecido, objetos de cena, entre outros. Eles deverão apresentar o protótipo para a turma e receber feedbacks. Esse protótipo pode ser a própria cena escolhida, o figurino ou algo relacionado com o tema.Etapa 6 - Testar
Os alunos irão apresentar uma cena teatral em que cada membro do grupo irá desempenhar sua função teatral. Eles deverão avaliar a apresentação e discutir os desafios e limites do trabalho artístico coletivo e colaborativo.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em investigar e experimentar diferentes funções teatrais.
- Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
- Fomentar o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.
- Refletir sobre os desafios e limites do trabalho artístico coletivo e colaborativo.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em apresentar e receber feedbacks.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Criatividade e originalidade na apresentação da função teatral escolhida.
- Coerência e clareza na definição das responsabilidades de cada membro do grupo.
- Qualidade do protótipo criado.
- Desempenho na apresentação da cena teatral e na avaliação dos feedbacks recebidos.
Ações do professor
- Apresentar o tema e discutir sobre as diferentes funções teatrais.
- Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
- Orientar os alunos na escolha da função teatral e na definição das responsabilidades de cada membro do grupo.
- Acompanhar a criação do protótipo e dar feedbacks para os alunos.
- Avaliar a apresentação da cena teatral e os feedbacks recebidos pelos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Escolher uma função teatral e criar um esboço de como seria sua atuação nessa função.
- Discutir em grupo sobre as diferentes funções teatrais e escolher uma delas para trabalhar em equipe.
- Criar um protótipo da função teatral escolhida e apresentá-lo para a turma.
- Apresentar uma cena teatral em que cada membro do grupo irá desempenhar sua função teatral e avaliar os feedbacks recebidos.