Aula sobre Profissoes Do Teatro Funcoes De Comunicacao E Imagem

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O teatro é uma das formas mais antigas de arte e entretenimento, cujo objetivo é contar histórias e transmitir mensagens por meio da atuação, da comunicação e da imagem. Nesta atividade, vamos explorar as diferentes funções teatrais e discutir os limites e desafios do trabalho artístico coletivo e colaborativo. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Design Thinking, que nos permitirá criar um mapa de empatia para entender as necessidades e desejos do público e dos profissionais do teatro. A partir desse mapa, poderemos desenvolver soluções criativas e inovadoras para os desafios que surgirem durante o processo de criação e produção teatral.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    O teatro é uma das formas mais antigas de arte e entretenimento, cujo objetivo é contar histórias e transmitir mensagens por meio da atuação, da comunicação e da imagem. Nesta atividade, vamos explorar as diferentes funções teatrais e discutir os limites e desafios do trabalho artístico coletivo e colaborativo. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Design Thinking, que nos permitirá criar um mapa de empatia para entender as necessidades e desejos do público e dos profissionais do teatro. A partir desse mapa, poderemos desenvolver soluções criativas e inovadoras para os desafios que surgirem durante o processo de criação e produção teatral.

  2. Etapa 2 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Profissões do Teatro: Funções de Comunicação e Imagem" e explique como a metodologia Design Thinking será aplicada durante a atividade. Os alunos serão convidados a compartilhar suas experiências com o teatro e a expressão artística, em geral.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos serão divididos em grupos e receberão um papel com o mapa de empatia. Cada grupo deverá escolher uma função teatral (ator, diretor, cenógrafo, figurinista, iluminador, sonoplasta, etc.) e preencher o mapa de empatia com informações sobre o público e os profissionais dessa função. O objetivo é entender as necessidades, desejos, dores e ganhos de cada grupo.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Cada grupo apresentará seu mapa de empatia e discutirá as informações coletadas. Medie a discussão, incentivando os alunos a pensar em soluções criativas e inovadoras para os desafios identificados.

  5. Etapa 5 - Criação de personagens

    Cada grupo deverá criar um personagem que represente a função teatral escolhida. O objetivo é desenvolver a empatia e a compreensão sobre as diferentes funções teatrais.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos personagens

    Cada grupo apresentará seu personagem e explicará as características e desafios da função teatral escolhida. Medie a discussão, incentivando os alunos a pensar em soluções criativas e inovadoras para os desafios apresentados.

  7. Etapa 7 - Reflexão final

    Os alunos serão convidados a refletir sobre o processo de criação e produção teatral e a importância da colaboração e do trabalho em equipe. Medie a discussão, incentivando os alunos a compartilhar suas ideias e opiniões.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em investigar e experimentar diferentes funções teatrais.
  • Estimular a empatia e a compreensão sobre as necessidades e desejos do público e dos profissionais do teatro.
  • Incentivar a criatividade e a inovação na resolução de desafios e problemas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e colaborativa nas atividades propostas.
  • Compreensão e aplicação dos conceitos e metodologia apresentados.
  • Criatividade e inovação na resolução de desafios e problemas.
  • Clareza e objetividade na apresentação dos personagens e das informações coletadas.
  • Reflexão crítica sobre o processo de criação e produção teatral.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a metodologia de forma clara e objetiva.
  • Mediar as discussões e atividades, incentivando a participação ativa e colaborativa dos alunos.
  • Estimular a criatividade e a inovação na resolução de desafios e problemas.
  • Fornecer feedbacks construtivos e orientações para aprimorar o processo de criação e produção teatral.
  • Incentivar a reflexão crítica sobre o processo de criação e produção teatral.

Ações do aluno

  • Participar ativamente e colaborativamente das atividades propostas.
  • Compreender e aplicar os conceitos e metodologia apresentados.
  • Ser criativo e inovador na resolução de desafios e problemas.
  • Apresentar de forma clara e objetiva os personagens e as informações coletadas.
  • Refletir criticamente sobre o processo de criação e produção teatral.