Aula sobre Profissoes Do Teatro Funcoes De Comunicacao E Imagem
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
Exemplos práticos: O tema pode ser aplicado em atividades escolares que envolvam teatro, como peças teatrais, apresentações de dança, música e outras manifestações artísticas. Os alunos podem pesquisar sobre as diferentes profissões do teatro e apresentar para a turma, além de assistir a peças teatrais e analisar como as diferentes funções se relacionam para criar a obra.
Etapa 1 - Contextualização
A atividade sobre "Profissões do Teatro: Funções de Comunicação e Imagem" visa apresentar aos alunos as diferentes funções existentes no teatro, como atores, diretores, figurinistas, cenógrafos, iluminadores, entre outros, e como essas funções se relacionam para criar uma obra teatral. Além disso, a metodologia ativa Gamificação será utilizada para que os alunos possam criar um mapa de registro de um jogo sobre o tema, desenvolvendo habilidades de investigação e experimentação, criatividade e colaboração.Exemplos práticos: O tema pode ser aplicado em atividades escolares que envolvam teatro, como peças teatrais, apresentações de dança, música e outras manifestações artísticas. Os alunos podem pesquisar sobre as diferentes profissões do teatro e apresentar para a turma, além de assistir a peças teatrais e analisar como as diferentes funções se relacionam para criar a obra.
Etapa 2 - Apresentação do tema
Apresente o tema "Profissões do Teatro: Funções de Comunicação e Imagem" e explique a metodologia ativa Gamificação, que será utilizada na atividade. Para despertar a curiosidade, pergunte aos estudantes o que eles entendem e acreditam que irão realizar com essa metodologia ativa.Etapa 3 - Pesquisa em grupo
Os alunos serão divididos em grupos e deverão pesquisar sobre as diferentes profissões do teatro, como atores, diretores, figurinistas, cenógrafos, iluminadores, entre outros.Etapa 4 - Criação do mapa de registro
Os grupos irão criar um mapa de registro de um jogo sobre o tema, seguindo os campos: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso? Esse processo pode ser feito por pesquisas e com materiais disponibilizados pelo professor.Etapa 5 - Apresentação dos mapas de registro
Cada grupo irá apresentar seu mapa de registro para a turma, explicando como o jogo funciona e como as diferentes funções do teatro estão presentes no jogo.Etapa 6 - Discussão em grupo
A turma irá discutir sobre as diferentes funções do teatro e como elas se relacionam para criar uma obra teatral.Etapa 7 - Reflexão individual
Cada aluno irá fazer uma reflexão individual sobre o que aprendeu e como pode aplicar esse conhecimento no cotidiano.Etapa 8 - Feedback do professor
Dê um feedback para a turma sobre a atividade e a metodologia utilizada.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de investigação e experimentação.
- Estimular a criatividade e a colaboração.
- Desenvolver a capacidade de análise e reflexão.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na pesquisa em grupo.
- Qualidade do mapa de registro criado.
- Participação na discussão em grupo.
- Reflexão individual sobre o tema.
- Envolvimento na metodologia ativa Gamificação.
Ações do professor
- Apresentar o tema e a metodologia utilizada.
- Orientar os alunos na pesquisa em grupo.
- Dar feedback sobre os mapas de registro criados.
- Estimular a participação na discussão em grupo.
- Estimular a reflexão individual sobre o tema.
Ações do aluno
- Participar ativamente da pesquisa em grupo.
- Criar um mapa de registro de um jogo sobre o tema.
- Participar da discussão em grupo.
- Fazer uma reflexão individual sobre o tema.
- Envolvimento na metodologia ativa Gamificação.