Aula sobre Profissoes Do Teatro Funcoes De Comunicacao E Imagem

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O teatro é uma forma de arte cujo objetivo é comunicar uma mensagem ao público por meio de uma apresentação ao vivo. No entanto, para que essa mensagem seja transmitida de forma clara e eficaz, é necessário haver uma equipe de profissionais trabalhando nos bastidores. O objetivo desta atividade é apresentar aos alunos as diferentes funções teatrais, como elas se relacionam com a comunicação e a imagem, e discutir os desafios e limites do trabalho artístico coletivo e colaborativo.

Para contextualizar o tema, utilize exemplos de peças de teatro famosas, como "O Fantasma da Ópera", "Les Misérables" e "O Rei Leão", e discuta com os alunos as diferentes funções dos profissionais envolvidos na produção dessas peças. Traga exemplos de profissionais do teatro que trabalham em sua cidade ou região, para que os alunos possam entender como essas funções são aplicadas no cotidiano.


  1. Etapa 1 - Contextualização

    O teatro é uma forma de arte cujo objetivo é comunicar uma mensagem ao público por meio de uma apresentação ao vivo. No entanto, para que essa mensagem seja transmitida de forma clara e eficaz, é necessário haver uma equipe de profissionais trabalhando nos bastidores. O objetivo desta atividade é apresentar aos alunos as diferentes funções teatrais, como elas se relacionam com a comunicação e a imagem, e discutir os desafios e limites do trabalho artístico coletivo e colaborativo.

    Para contextualizar o tema, utilize exemplos de peças de teatro famosas, como "O Fantasma da Ópera", "Les Misérables" e "O Rei Leão", e discuta com os alunos as diferentes funções dos profissionais envolvidos na produção dessas peças. Traga exemplos de profissionais do teatro que trabalham em sua cidade ou região, para que os alunos possam entender como essas funções são aplicadas no cotidiano.


  2. Etapa 2 - Introdução

    Introduza o tema e explique como a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) será aplicada. Os alunos devem ser divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e cada grupo deve escolher um líder para coordenar as atividades.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada grupo deve pesquisar sobre uma função teatral específica, como diretor, cenógrafo, iluminador, figurinista, sonoplasta, entre outros. Os alunos devem buscar informações sobre as responsabilidades de cada função, as habilidades necessárias para desempenhá-las e exemplos de profissionais que trabalham nessas áreas.

  4. Etapa 4 - Debate (30 minutos)

    Os grupos devem se reunir para discutir as informações coletadas e criar um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para avaliar as funções teatrais. O objetivo é que os alunos desenvolvam a habilidade de investigar e experimentar diferentes funções teatrais e discutir os limites e desafios do trabalho artístico coletivo e colaborativo.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar o modelo de avaliação por rubrica criado e explicar como chegaram aos critérios estabelecidos. Os alunos devem discutir em grupo as diferenças e semelhanças entre as funções teatrais apresentadas e como elas se relacionam com a comunicação e a imagem.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma reflexão sobre a atividade e como a metodologia MDC pode ser aplicada em outras áreas do conhecimento. Os alunos devem ser incentivados a compartilhar suas opiniões e sugestões para futuras atividades.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em investigar e experimentar diferentes funções teatrais.
  • Discutir os limites e desafios do trabalho artístico coletivo e colaborativo.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Compreensão das funções teatrais e suas responsabilidades.
  • Habilidade em criar um modelo de avaliação por rubrica.
  • Participação ativa no debate em grupo.
  • Clareza e objetividade na apresentação do modelo de avaliação por rubrica.
  • Capacidade de reflexão e compartilhamento de opiniões.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e explicar a metodologia MDC.
  • Dividir os alunos em grupos e orientá-los na pesquisa.
  • Estimular a participação ativa dos alunos no debate em grupo.
  • Fazer uma reflexão sobre a atividade e como a metodologia MDC pode ser aplicada em outras áreas do conhecimento.
  • Avaliar os alunos conforme os critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre uma função teatral específica.
  • Criar um modelo de avaliação por rubrica.
  • Participar ativamente do debate em grupo.
  • Apresentar o modelo de avaliação por rubrica criado.
  • Compartilhar opiniões e sugestões para futuras atividades.