Aula sobre Profissoes Do Teatro Funcoes De Comunicacao E Imagem

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta atividade, os alunos irão explorar as diferentes funções teatrais e discutir os limites e desafios do trabalho artístico coletivo e colaborativo. O objetivo é que os alunos investiguem e experimentem as diferentes funções do teatro, como ator, diretor, figurinista, cenógrafo, iluminador, sonoplasta, entre outros. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual com ideias centrais e sub-ideias para desenvolver o tema e seus subtópicos.

Exemplos práticos: Os alunos podem pesquisar, em casa, sobre peças teatrais e identificar as funções de cada profissional envolvido na produção. Também podem assistir, caso seja possível, a uma peça teatral e discutir as funções de cada profissional envolvido na produção.


  1. Etapa 1 - Contextualização

    Nesta atividade, os alunos irão explorar as diferentes funções teatrais e discutir os limites e desafios do trabalho artístico coletivo e colaborativo. O objetivo é que os alunos investiguem e experimentem as diferentes funções do teatro, como ator, diretor, figurinista, cenógrafo, iluminador, sonoplasta, entre outros. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual com ideias centrais e sub-ideias para desenvolver o tema e seus subtópicos.

    Exemplos práticos: Os alunos podem pesquisar, em casa, sobre peças teatrais e identificar as funções de cada profissional envolvido na produção. Também podem assistir, caso seja possível, a uma peça teatral e discutir as funções de cada profissional envolvido na produção.


  2. Etapa 2 - Introdução

    Introduza o tema e explique a metodologia Sala de Aula Invertida. Os alunos receberão um texto sobre as diferentes funções teatrais para leitura em casa. Importante que esse texto seja entregue em uma aula anterior aos próximos passos apresentados a seguir.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos criarão um mapa conceitual com ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos se reunirão em grupos para discutir as ideias apresentadas no mapa conceitual e trocar informações sobre as diferentes funções teatrais. Esse espaço é para que os alunos consigam expor os pontos anotados nas pesquisas e leituras realizadas em casa.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos grupos

    Cada grupo apresentará suas ideias e discutirá com a turma as diferentes funções teatrais.

  6. Etapa 6 - Exemplos práticos

    Os alunos assistirão a uma peça teatral (em vídeo, se for o caso) e discutirão as funções de cada profissional envolvido na produção.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Faça uma avaliação oral dos alunos, questionando-os sobre as funções teatrais e a importância do trabalho coletivo e colaborativo.

  8. Etapa 8 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a importância das diferentes funções teatrais e do trabalho coletivo e colaborativo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em investigar e experimentar diferentes funções teatrais.
  • Discutir os limites e desafios do trabalho artístico coletivo e colaborativo.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa conceitual.
  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Participação ativa na apresentação dos grupos.
  • Compreensão das diferentes funções teatrais.
  • Compreensão da importância do trabalho coletivo e colaborativo.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e explicar a metodologia Sala de Aula Invertida.
  • Estimular a participação ativa dos alunos durante toda a aula.
  • Fazer perguntas abertas para estimular a reflexão e o debate.
  • Fornecer exemplos práticos para ilustrar o tema.
  • Fazer uma avaliação oral dos alunos para verificar o aprendizado.

Ações do aluno

  • Ler o texto sobre as diferentes funções teatrais.
  • Criar um mapa conceitual com ideia central e sub-ideias.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Apresentar as ideias do grupo para a turma.
  • Participar ativamente da avaliação oral.