Profissões do teatro: funções técnicas

Para a produção de um espetáculo teatral amador e/ou profissional, são necessários inúmeros profissionais, cada um com uma função específica e trabalhando em diferentes setores. Vamos conhecer alguns destes profissionais nessa aula de Arte. Divirta-se!


Atividades (8)

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  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Qual alternativa apresenta profissionais que têm função técnica no teatro?

    A) Ator, dramaturgo e figurinista.

    B) Iluminador, operador de som e contrarregra.

    C) Ator, iluminador e operador de som.

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  2. 2. Atividade aberta:

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  3. 3. Design Sprint:

    Nesta atividade, os alunos serão apresentados às diferentes funções técnicas do teatro e discutirão os desafios e limites do trabalho artístico coletivo e colaborativo. O objetivo é que os alunos investiguem e experimentem diferentes funções teatrais, compreendendo a importância de cada uma delas para a produção de uma peça de teatro. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Design Sprint, que permitirá aos alunos desenvolverem um modelo com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar.

    Para contextualizar o tema, apresente exemplos práticos de funções técnicas do teatro, como iluminação, sonoplastia, cenografia, figurino, maquiagem, entre outras. É importante explicar como cada uma dessas funções contribui para a construção da narrativa teatral e como o trabalho em equipe é fundamental para o sucesso da produção.

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  4. 4. Gamificação:

    Nesta atividade, vamos explorar as diferentes funções técnicas que existem no teatro. Vamos entender como cada uma delas é importante para a realização de uma peça teatral. Vamos discutir os desafios e limites do trabalho artístico coletivo e colaborativo. Para tornar a atividade mais envolvente e didática, vamos utilizar a metodologia ativa Gamificação. Vamos criar um mapa de registro com os campos: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso? Para desenvolver o tema e seus subtópicos.
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  5. 5. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    Nesta atividade, vamos explorar as diferentes funções técnicas que existem no teatro. Vamos entender como cada uma delas é importante para a realização de uma peça teatral e como elas trabalham em conjunto para criar um espetáculo de qualidade. Alguns exemplos de funções técnicas são: iluminação, som, cenografia, figurino, maquiagem, entre outras. Essas funções são encontradas em diversas produções teatrais, desde as mais simples até as mais elaboradas. Para trabalhar esse tema, vamos utilizar a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), onde os alunos irão criar um modelo de júri para discutir as funções técnicas do teatro.
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  6. 6. Rotação por estações:

    Nesta atividade, os alunos serão apresentados às diferentes funções técnicas do teatro, como iluminação, sonoplastia e cenografia. Serão divididos em grupos para realizar atividades em estações, nas quais investigarão e experimentarão diferentes funções teatrais. O objetivo é discutir os limites e desafios do trabalho artístico coletivo e colaborativo. A metodologia utilizada será a Rotação por estações, na qual os alunos terão a oportunidade de aprender de forma mais dinâmica e interativa.

    Exemplo prático: Os alunos podem assistir a um vídeo de uma peça de teatro e identificar as diferentes funções técnicas presentes na produção.

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  7. 7. Sala de Aula Invertida:

    Nesta atividade, os alunos serão apresentados às funções técnicas do teatro, como iluminação, som, cenografia, figurino e maquiagem. O objetivo é que eles investiguem e experimentem diferentes funções teatrais e discutam os limites e desafios do trabalho artístico coletivo e colaborativo. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Os alunos serão incentivados a pensar sobre como essas funções técnicas são importantes para a realização de uma peça de teatro e como elas se relacionam com outras áreas do conhecimento, como física, matemática e artes visuais.
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  8. 8. Cultura Maker:

    Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre as diferentes funções técnicas do teatro, como iluminação, som, cenografia, figurino, entre outras. Essas funções são essenciais para a realização de uma peça teatral de qualidade e, por isso, é importante que os alunos conheçam cada uma delas. Além disso, a metodologia ativa Cultura Maker será utilizada para que os alunos possam criar uma fanzine sobre o tema, dividida em 8 partes. A Fanzine é uma publicação independente, feita por fãs de um determinado tema, e será uma forma criativa de os alunos demonstrarem o conhecimento adquirido sobre as funções técnicas do teatro.

    Para contextualizar o tema, apresente exemplos de peças teatrais que utilizam diferentes funções técnicas, como o musical "O Fantasma da Ópera", que tem uma cenografia impressionante, ou a peça "O Rei Leão", que utiliza figurinos e maquiagens elaborados. Explique também como essas funções são importantes para a realização de um espetáculo teatral de qualidade e como cada uma delas contribui para a criação de uma atmosfera única.

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