Aula sobre Profissoes Do Teatro Funcoes Tecnicas
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
Nesta atividade, vamos explorar as diferentes funções técnicas que existem no teatro. Vamos entender como cada uma delas é importante para a realização de uma peça teatral. Vamos discutir os desafios e limites do trabalho artístico coletivo e colaborativo. Para tornar a atividade mais envolvente e didática, vamos utilizar a metodologia ativa Gamificação. Vamos criar um mapa de registro com os campos: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso? Para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Contextualização
Nesta atividade, vamos explorar as diferentes funções técnicas que existem no teatro. Vamos entender como cada uma delas é importante para a realização de uma peça teatral. Vamos discutir os desafios e limites do trabalho artístico coletivo e colaborativo. Para tornar a atividade mais envolvente e didática, vamos utilizar a metodologia ativa Gamificação. Vamos criar um mapa de registro com os campos: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso? Para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 2 - Apresentação do tema
Apresente o tema e explique a metodologia ativa Gamificação. Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo irá escolher uma função técnica do teatro para trabalhar.Etapa 3 - Pesquisa sobre a função técnica
Os alunos irão pesquisar sobre a função técnica escolhida pelo grupo. Eles devem buscar informações sobre o que é essa função, quais são as habilidades necessárias para realizá-la e como ela contribui para a realização de uma peça teatral.Etapa 4 - Criação do mapa de registro
Com base nas informações coletadas na pesquisa, os alunos irão criar um mapa de registro com os campos: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?. Cada grupo irá apresentar seu mapa de registro para a turma. O objetivo do jogo é deixar claro para o jogador quais as profissões encontradas no teatro.Etapa 5 - Discussão em grupo
Os grupos irão discutir as semelhanças e diferenças entre as funções técnicas escolhidas. Eles devem identificar como essas funções se complementam e como é importante trabalhar em equipe para a realização de uma peça teatral.Etapa 6 - Apresentação final
Cada grupo irá apresentar sua função técnica e seu mapa de registro para a turma. Avalie a apresentação de cada grupo e dê feedbacks construtivos.Etapa 7 - Reflexão final
Os alunos irão refletir sobre o que aprenderam na atividade e como a metodologia ativa Gamificação ajudou na compreensão do tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de investigação e experimentação de diferentes funções teatrais.
- Estimular a colaboração e o trabalho em equipe.
- Desenvolver a criatividade e a capacidade de apresentação oral.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nos grupos.
- Qualidade do mapa de registro criado.
- Clareza e objetividade na apresentação final.
- Colaboração e trabalho em equipe.
- Reflexão sobre o aprendizado na atividade.
Ações do professor
- Apresentar o tema e a metodologia ativa Gamificação.
- Orientar os alunos na pesquisa sobre as funções técnicas do teatro.
- Avaliar as apresentações dos grupos e dar feedbacks construtivos.
- Estimular a reflexão sobre o aprendizado na atividade.
- Incentivar a colaboração e o trabalho em equipe.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre a função técnica escolhida pelo grupo.
- Criar um mapa de registro com os campos: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?.
- Apresentar a função técnica e o mapa de registro para a turma.
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Refletir sobre o aprendizado na atividade.