Aula sobre Profissoes Do Teatro Funcoes Tecnicas

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Nesta atividade, vamos explorar as diferentes funções técnicas que existem no teatro. Vamos entender como cada uma delas é importante para a realização de uma peça teatral e como elas trabalham em conjunto para criar um espetáculo de qualidade. Alguns exemplos de funções técnicas são: iluminação, som, cenografia, figurino, maquiagem, entre outras. Essas funções são encontradas em diversas produções teatrais, desde as mais simples até as mais elaboradas. Para trabalhar esse tema, vamos utilizar a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), onde os alunos irão criar um modelo de júri para discutir as funções técnicas do teatro.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Nesta atividade, vamos explorar as diferentes funções técnicas que existem no teatro. Vamos entender como cada uma delas é importante para a realização de uma peça teatral e como elas trabalham em conjunto para criar um espetáculo de qualidade. Alguns exemplos de funções técnicas são: iluminação, som, cenografia, figurino, maquiagem, entre outras. Essas funções são encontradas em diversas produções teatrais, desde as mais simples até as mais elaboradas. Para trabalhar esse tema, vamos utilizar a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), onde os alunos irão criar um modelo de júri para discutir as funções técnicas do teatro.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o tema e explique como a metodologia será aplicada. Em seguida, divida a turma em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor 1, grupo defensor 2 e grupo de observadores. Cada grupo terá uma função específica no debate.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os grupos defensor 1 e defensor 2 terão 20 minutos para pesquisar sobre as funções técnicas do teatro. Eles deverão buscar informações sobre cada função e preparar argumentos para defender a importância de cada uma delas.

  4. Etapa 4 - Debate

    O debate será dividido em duas partes: na primeira, o grupo defensor 1 irá apresentar seus argumentos e na segunda, o grupo defensor 2 apresentar seus argumentos. A banca julgadora irá avaliar os argumentos apresentados e decidir qual grupo teve a melhor argumentação. O grupo de observadores deve observar os comportados e argumentos para apresentar durante a reflexão.

  5. Etapa 5 - Reflexão

    Conduza uma reflexão sobre a importância do trabalho em equipe no teatro e como as funções técnicas são essenciais para a realização de uma peça teatral. Escute o que o grupo de observadores anotaram sobre a argumentação e condução desse momento.

  6. Etapa 6 - Atividade prática

    Os alunos irão criar uma pequena cena teatral, utilizando as funções técnicas discutidas no debate. Cada grupo terá uma função específica e deverá trabalhar em conjunto para criar uma cena de qualidade.

  7. Etapa 7 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar sua cena teatral para a turma. A banca julgadora irá avaliar a qualidade da cena e decidir qual grupo teve o melhor desempenho.

  8. Etapa 8 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a importância das funções técnicas no teatro e como elas trabalham em conjunto para criar um espetáculo de qualidade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de investigação e experimentação das diferentes funções técnicas do teatro;
  • Estimular o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos;
  • Promover o debate crítico e a reflexão sobre a importância das funções técnicas no teatro.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate e na criação da cena teatral;
  • Qualidade dos argumentos apresentados no debate;
  • Coerência e criatividade na criação da cena teatral.

Ações do professor

  • Explicar claramente a metodologia a ser utilizada;
  • Conduzir o debate e a reflexão;
  • Avaliar a qualidade da cena teatral e a participação dos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre as funções técnicas do teatro;
  • Participar ativamente do debate e da criação da cena teatral;
  • Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas.