Aula sobre Profissoes Do Teatro Funcoes Tecnicas
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
Nesta atividade, vamos explorar as diferentes funções técnicas que existem no teatro. Vamos entender como cada uma delas é importante para a realização de uma peça teatral e como elas trabalham em conjunto para criar um espetáculo de qualidade. Alguns exemplos de funções técnicas são: iluminação, som, cenografia, figurino, maquiagem, entre outras. Essas funções são encontradas em diversas produções teatrais, desde as mais simples até as mais elaboradas. Para trabalhar esse tema, vamos utilizar a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), onde os alunos irão criar um modelo de júri para discutir as funções técnicas do teatro.
Etapa 1 - Contextualização
Nesta atividade, vamos explorar as diferentes funções técnicas que existem no teatro. Vamos entender como cada uma delas é importante para a realização de uma peça teatral e como elas trabalham em conjunto para criar um espetáculo de qualidade. Alguns exemplos de funções técnicas são: iluminação, som, cenografia, figurino, maquiagem, entre outras. Essas funções são encontradas em diversas produções teatrais, desde as mais simples até as mais elaboradas. Para trabalhar esse tema, vamos utilizar a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), onde os alunos irão criar um modelo de júri para discutir as funções técnicas do teatro.Etapa 2 - Introdução
Apresente o tema e explique como a metodologia será aplicada. Em seguida, divida a turma em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor 1, grupo defensor 2 e grupo de observadores. Cada grupo terá uma função específica no debate.Etapa 3 - Pesquisa
Os grupos defensor 1 e defensor 2 terão 20 minutos para pesquisar sobre as funções técnicas do teatro. Eles deverão buscar informações sobre cada função e preparar argumentos para defender a importância de cada uma delas.Etapa 4 - Debate
O debate será dividido em duas partes: na primeira, o grupo defensor 1 irá apresentar seus argumentos e na segunda, o grupo defensor 2 apresentar seus argumentos. A banca julgadora irá avaliar os argumentos apresentados e decidir qual grupo teve a melhor argumentação. O grupo de observadores deve observar os comportados e argumentos para apresentar durante a reflexão.Etapa 5 - Reflexão
Conduza uma reflexão sobre a importância do trabalho em equipe no teatro e como as funções técnicas são essenciais para a realização de uma peça teatral. Escute o que o grupo de observadores anotaram sobre a argumentação e condução desse momento.Etapa 6 - Atividade prática
Os alunos irão criar uma pequena cena teatral, utilizando as funções técnicas discutidas no debate. Cada grupo terá uma função específica e deverá trabalhar em conjunto para criar uma cena de qualidade.Etapa 7 - Apresentação
Cada grupo irá apresentar sua cena teatral para a turma. A banca julgadora irá avaliar a qualidade da cena e decidir qual grupo teve o melhor desempenho.Etapa 8 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre a importância das funções técnicas no teatro e como elas trabalham em conjunto para criar um espetáculo de qualidade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de investigação e experimentação das diferentes funções técnicas do teatro;
- Estimular o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos;
- Promover o debate crítico e a reflexão sobre a importância das funções técnicas no teatro.
Critérios de avaliação
- Participação ativa no debate e na criação da cena teatral;
- Qualidade dos argumentos apresentados no debate;
- Coerência e criatividade na criação da cena teatral.
Ações do professor
- Explicar claramente a metodologia a ser utilizada;
- Conduzir o debate e a reflexão;
- Avaliar a qualidade da cena teatral e a participação dos alunos.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre as funções técnicas do teatro;
- Participar ativamente do debate e da criação da cena teatral;
- Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas.