Aula sobre Profissoes Do Teatro Funcoes Tecnicas

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Nesta atividade, os alunos serão apresentados às diferentes funções técnicas do teatro, como iluminação, sonoplastia e cenografia. Serão divididos em grupos para realizar atividades em estações, nas quais investigarão e experimentarão diferentes funções teatrais. O objetivo é discutir os limites e desafios do trabalho artístico coletivo e colaborativo. A metodologia utilizada será a Rotação por estações, na qual os alunos terão a oportunidade de aprender de forma mais dinâmica e interativa.

Exemplo prático: Os alunos podem assistir a um vídeo de uma peça de teatro e identificar as diferentes funções técnicas presentes na produção.


  1. Etapa 1 - Contextualização

    Nesta atividade, os alunos serão apresentados às diferentes funções técnicas do teatro, como iluminação, sonoplastia e cenografia. Serão divididos em grupos para realizar atividades em estações, nas quais investigarão e experimentarão diferentes funções teatrais. O objetivo é discutir os limites e desafios do trabalho artístico coletivo e colaborativo. A metodologia utilizada será a Rotação por estações, na qual os alunos terão a oportunidade de aprender de forma mais dinâmica e interativa.

    Exemplo prático: Os alunos podem assistir a um vídeo de uma peça de teatro e identificar as diferentes funções técnicas presentes na produção.


  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o tema e os objetivos da atividade. Os alunos serão divididos em três grupos e cada grupo será designado para uma estação.

  3. Etapa 3 - Estação 1 - Iluminação

    Os alunos terão a oportunidade de experimentar diferentes tipos de iluminação e discutir como a iluminação pode ser usada para criar diferentes atmosferas em uma peça de teatro. Forneça exemplos de peças de teatro que usam iluminação de forma criativa.

  4. Etapa 4 - Estação 2 - Sonoplastia

    Os alunos terão a oportunidade de experimentar diferentes efeitos sonoros e discutir como a sonoplastia pode ser usada para criar diferentes atmosferas em uma peça de teatro. Forneça exemplos de peças de teatro que usam sonoplastia de forma criativa.

  5. Etapa 5 - Estação 3 - Cenografia

    Os alunos terão a oportunidade de experimentar diferentes materiais e discutir como a cenografia pode ser usada para criar diferentes cenários em uma peça de teatro. Forneça exemplos de peças de teatro que usam cenografia de forma criativa.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos retornarão para suas mesas e discutirão em grupo as diferentes funções técnicas do teatro e como elas podem ser usadas de forma colaborativa para criar uma peça de teatro.

  7. Etapa 7 - Apresentação

    Cada grupo apresentará suas descobertas para a turma e discutirá como as diferentes funções técnicas podem ser usadas de forma colaborativa para criar uma peça de teatro.

  8. Etapa 8 - Conclusão

    Conclua a atividade e comente como as diferentes funções técnicas do teatro podem ser usadas de forma colaborativa para criar uma peça de teatro.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em investigar e experimentar diferentes funções teatrais.
  • Discutir os limites e desafios do trabalho artístico coletivo e colaborativo.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação de uma peça de teatro.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades.
  • Compreensão dos alunos sobre as diferentes funções técnicas do teatro.
  • Capacidade dos alunos de trabalhar de forma colaborativa e criativa.

Ações do professor

  • Dividir os alunos em grupos e designá-los para as estações.
  • Fornecer exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades.

Ações do aluno

  • Experimentar diferentes funções técnicas do teatro.
  • Discutir em grupo as diferentes funções técnicas do teatro.
  • Criar uma peça de teatro de forma colaborativa e criativa.