Aula sobre Profissoes Do Teatro Funcoes Tecnicas

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta atividade, os alunos serão apresentados às funções técnicas do teatro, como iluminação, som, cenografia, figurino e maquiagem. O objetivo é que eles investiguem e experimentem diferentes funções teatrais e discutam os limites e desafios do trabalho artístico coletivo e colaborativo. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Os alunos serão incentivados a pensar sobre como essas funções técnicas são importantes para a realização de uma peça de teatro e como elas se relacionam com outras áreas do conhecimento, como física, matemática e artes visuais.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Nesta atividade, os alunos serão apresentados às funções técnicas do teatro, como iluminação, som, cenografia, figurino e maquiagem. O objetivo é que eles investiguem e experimentem diferentes funções teatrais e discutam os limites e desafios do trabalho artístico coletivo e colaborativo. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Os alunos serão incentivados a pensar sobre como essas funções técnicas são importantes para a realização de uma peça de teatro e como elas se relacionam com outras áreas do conhecimento, como física, matemática e artes visuais.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Inicie apresentando o tema e explicando as funções técnicas do teatro. Os alunos serão incentivados a pensar sobre como essas funções são importantes para a realização de uma peça de teatro. Se possível, indique alguns textos ou vídeos sobre a temática numa aula anterior, para que os alunos consigam anotar os principais pontos.

  3. Etapa 3 - Vídeo

    Os alunos assistirão a um vídeo sobre as funções técnicas do teatro. O vídeo apresentará exemplos práticos e didáticos sobre o tema. Peça que os alunos anotem os principais pontos abordados no vídeo.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e discutirão sobre as funções técnicas do teatro. Cada grupo deverá escolher uma função técnica e apresentá-la para a turma.

  5. Etapa 5 - Criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos criarão um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Eles deverão preencher o modelo com informações sobre a função técnica escolhida.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos modelos

    Os grupos apresentarão seus modelos para a turma. Os alunos deverão prestar atenção nas apresentações e preencher o modelo de Dinâmica dos 3 Qs com informações sobre as outras funções técnicas apresentadas.

  7. Etapa 7 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos novamente e discutirão sobre as funções técnicas apresentadas. Cada grupo deverá escolher uma função técnica e apresentá-la para a turma.

  8. Etapa 8 - Encerramento

    Encerre a aula fazendo uma síntese sobre as funções técnicas do teatro e como elas se relacionam com outras áreas do conhecimento.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em investigar e experimentar diferentes funções teatrais.
  • Estimular a discussão sobre os limites e desafios do trabalho artístico coletivo e colaborativo.
  • Incentivar a relação entre as funções técnicas do teatro e outras áreas do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Apresentação dos modelos para a turma.
  • Participação ativa na discussão em grupo sobre as funções técnicas do teatro.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar as funções técnicas do teatro.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
  • Estimular a criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Fazer uma síntese sobre as funções técnicas do teatro e como elas se relacionam com outras áreas do conhecimento.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Criar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Apresentar o modelo para a turma.
  • Participar ativamente da discussão em grupo sobre as funções técnicas do teatro.