Aula sobre Pronomes Adjetivos

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Os pronomes adjetivos são palavras que acompanham e modificam substantivos, indicando a sua quantidade, gênero e número. Eles são muito importantes na construção de textos coesos e claros. Para contextualizar o tema, o professor pode utilizar exemplos simples e cotidianos, como “Eu gosto do meu carro novo” ou “Ela comprou sua casa na praia”. É importante destacar que o objetivo da aula é fazer com que os alunos compreendam a função dos pronomes adjetivos na construção de um texto coeso e coerente, além de desenvolver habilidades de comunicação e escrita. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Design Sprint

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente o tema para os alunos, explicando o que são pronomes adjetivos e sua função na construção de um texto. Incentive-os a fazer perguntas e tirar dúvidas.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos serão divididos em grupos e deverão criar um template de design sprint com 5 etapas (entender, esboçar, decidir, prototipar, testar) para trabalhar o tema. Cada grupo deverá apresentar suas ideias em um quadro ou papel pardo.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os grupos irão discutir e definir qual será o template escolhido para ser utilizado na aula.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os grupos irão utilizar o template escolhido para criar exemplos práticos de pronomes adjetivos em um texto. Eles podem utilizar revistas, jornais, livros ou até mesmo criar um texto do zero.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os grupos irão apresentar seus textos e debater sobre a utilização dos pronomes adjetivos, identificando os erros e acertos em cada texto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de escrita e comunicação dos alunos;
  • Estimular a criatividade e a participação dos alunos na construção do conhecimento;
  • Incentivar a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta dos pronomes adjetivos nos textos;
  • Clareza e coesão dos textos produzidos;
  • Participação e colaboração dos alunos nas atividades propostas.

Ações do professor

  • Apresentar de forma clara e objetiva o tema da aula;
  • Estimular a participação e o diálogo entre os alunos;
  • Orientar e tirar dúvidas dos alunos durante as atividades.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas;
  • Criar exemplos práticos de utilização dos pronomes adjetivos nos textos produzidos.