Aula sobre Pronomes Adjetivos

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Os pronomes adjetivos são palavras que acompanham e modificam um substantivo. Eles indicam a quem ou a que se refere o substantivo, por exemplo, “Meu caderno”, “Sua caneta”, “Nossos livros”. A utilização adequada dos pronomes adjetivos é fundamental para uma boa comunicação escrita, pois eles ajudam a evitar repetições desnecessárias e tornam o texto mais claro e objetivo. Essa aula utilizará a metodologia ativa Gamificação, em que os alunos criarão um jogo com cartas de perguntas e afirmações para desenvolver a habilidade de utilizar recursos de coesão referencial e semânticos, bem como mecanismos de representação de diferentes vozes.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando aos alunos o conceito de pronomes adjetivos e sua importância na comunicação escrita. Em seguida, apresente exemplos de textos que utilizem pronomes adjetivos para os alunos poderem identificá-los e entender sua função.

  2. Etapa 2 - Criação do jogo

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 e receberão uma cartolina, canetas coloridas e oito cartas de perguntas e oito cartas de afirmações que eles mesmos criarão. O objetivo do jogo é acertar as perguntas e afirmações relacionadas aos pronomes adjetivos. Cada grupo deve criar suas perguntas e afirmações e ilustrar as cartas com desenhos que remetam ao tema.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo apresentará seu jogo para a turma, explicando as regras e mostrando as cartas criadas. Faça perguntas para os grupos sobre o uso correto dos pronomes adjetivos e ajude a esclarecer dúvidas.

  4. Etapa 4 - Jogo em grupo

    Os grupos trocarão seus jogos e jogarão em conjunto para testar seus conhecimentos e habilidades com os pronomes adjetivos. Acompanhe os grupos e ajude a esclarecer possíveis dúvidas.

  5. Etapa 5 - Produção textual

    Cada grupo deverá produzir um pequeno texto utilizando corretamente os pronomes adjetivos. O texto deve ser apresentado para a turma e avaliado pelo professor.

  6. Etapa 6 - Feedback

    Faça um feedback da atividade e ressalte a importância do uso correto dos pronomes adjetivos na comunicação escrita. Os alunos também poderão fazer perguntas e tirar dúvidas sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar recursos de coesão referencial e semânticos;
  • Estimular a criatividade e a cooperação entre os alunos na criação do jogo;
  • Promover a reflexão sobre a importância do uso correto dos pronomes adjetivos na comunicação escrita;
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na aula;
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de produzir textos coesos e coerentes.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada dos pronomes adjetivos no jogo e no texto produzido;
  • Participação ativa e colaborativa dos alunos na criação do jogo e na realização da atividade;
  • Clareza e coerência do texto produzido;
  • Criatividade na criação do jogo;
  • Uso adequado das normas da língua portuguesa.

Ações do professor

  • Explicar o conceito de pronomes adjetivos;
  • Acompanhar a criação do jogo pelos alunos;
  • Fazer perguntas para os grupos durante a apresentação dos jogos;
  • Ajudar os alunos a esclarecer dúvidas;
  • Avaliar o texto produzido pelos grupos.

Ações do aluno

  • Criar o jogo com as cartas de perguntas e afirmações;
  • Participar ativamente na apresentação dos jogos;
  • Jogar em grupo para testar os conhecimentos e habilidades com os pronomes adjetivos;
  • Produzir um pequeno texto utilizando corretamente os pronomes adjetivos;
  • Participar do feedback da atividade.