Aula sobre Pronomes Adjetivos

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Aprenderemos sobre os pronomes adjetivos. Eles são pronomes que acompanham e modificam um substantivo. Os pronomes adjetivos são muito importantes para a coesão e a coerência dos textos, por evitarem a repetição excessiva de substantivos e deixam o texto mais fluído e agradável de ler. Para trabalhar esse tema, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em 3 grupos e cada grupo irá realizar uma atividade diferente relacionada ao tema.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema aos alunos

    Explique o que são pronomes adjetivos e dê exemplos para os alunos poderem entender melhor o conceito.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em 3 grupos

    Cada grupo será responsável por uma estação com uma atividade diferente relacionada aos pronomes adjetivos.

  3. Etapa 3 - Estação 1: Jogo da memória

    Os alunos terão que combinar pronomes adjetivos com os substantivos apropriados. Por exemplo, “meu” com “carro”. Esse jogo pode ser feito digitalmente ou com cartas impressas.

  4. Etapa 4 - Estação 2: Produção textual

    Os alunos terão que escrever um texto utilizando pronomes adjetivos. Forneça uma lista de palavras para ajudá-los a iniciar o texto.

  5. Etapa 5 - Estação 3: Exercícios de fixação

    Os alunos terão que responder a um conjunto de exercícios sobre pronomes adjetivos.

  6. Etapa 6 - Rodízio dos grupos.

    Cada grupo irá trocar de estação até que todos tenham passado por todas as atividades.

  7. Etapa 7 - Discussão em grupo

    Após concluídas as atividades, conduza uma discussão em grupo sobre o que foi aprendido e esclareça quaisquer dúvidas que tenham surgido.

  8. Etapa 8 - Produção textual em sala de aula

    Os alunos, agora em grupo, terão que produzir um texto utilizando os pronomes adjetivos aprendidos durante as atividades.

  9. Etapa 9 - Revisão em grupo

    Os alunos irão revisar o texto uns dos outros, buscando erros e sugestões para melhorar o texto.

  10. Etapa 10 - Apresentação do texto

    Cada grupo irá apresentar seu texto e o professor irá avaliar a utilização dos pronomes adjetivos no texto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar pronomes adjetivos de forma correta e adequada.
  • Estimular a criatividade dos alunos na produção de textos utilizando pronomes adjetivos.
  • Incentivar a cooperação e a colaboração entre os alunos na revisão e apresentação dos textos.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta e adequada dos pronomes adjetivos no texto.
  • Clareza e coesão do texto produzido.
  • Participação ativa dos alunos nas atividades em grupo.

Ações do professor

  • Explicar claramente o conceito de pronomes adjetivos.
  • Organizar as atividades em estações.
  • Conduzir a discussão em grupo após as atividades.
  • Avaliar a produção textual dos alunos.
  • Proporcionar um ambiente de aprendizado seguro e colaborativo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Produzir um texto utilizando pronomes adjetivos.
  • Revisar o texto dos colegas e sugerir melhorias.
  • Apresentar seu texto ao grupo.
  • Respeitar as opiniões e sugestões dos colegas durante a discussão em grupo.