Aula sobre Pronomes Adjetivos

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O estudo dos pronomes adjetivos é fundamental para os alunos poderem aprimorar suas habilidades de escrita e construção de textos coesos e coerentes. Os pronomes adjetivos são aqueles que acompanham substantivos e ajudam a identificar e qualificar a pessoa, coisa ou ideia a que se referem. Um exemplo comum é o pronome “seu”, que pode ser utilizado para indicar posse, como em “O seu livro está na mesa”. Nesta aula, os alunos vão aprender sobre os pronomes adjetivos e como utilizá-los corretamente em seus textos. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, na qual os alunos serão incentivados a criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar suas próprias atividades.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando aos alunos o que são pronomes adjetivos e dando exemplos. Em seguida, convide os alunos a compartilhar exemplos que conhecem.

  2. Etapa 2 - Vídeo

    Os alunos assistem a um vídeo explicativo sobre pronomes adjetivos. O vídeo deve ser curto e objetivo, com exemplos práticos e didáticos.

  3. Etapa 3 - Atividade em grupo

    Os alunos são divididos em grupos de 4 ou 5 pessoas e recebem uma lista de frases para analisar. Eles devem identificar os pronomes adjetivos presentes em cada frase e explicar como eles estão sendo utilizados. Circule pela sala para tirar dúvidas e auxiliar os alunos.

  4. Etapa 4 - Criação do template

    Os alunos devem criar um template da Dinâmica dos 3 Qs com os campos “Que bom”, “Que pena” e “Que tal”. Eles devem utilizar o template para avaliar sua própria atividade e a atividade dos colegas. Disponibilize materiais de apoio para os alunos poderem criar o template (papéis, lápis de cor, canetas, etc.).

  5. Etapa 5 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo apresenta seu template e discute os resultados da atividade. Incentive a participação de todos os alunos e estimule o debate.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma breve revisão sobre os pronomes adjetivos e como eles podem ser utilizados em textos. Os alunos também devem compartilhar o que aprenderam durante a atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar pronomes adjetivos de forma correta e eficiente.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo.
  • Incentivar a autoavaliação e a avaliação mútua através da Dinâmica dos 3 Qs.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos pronomes adjetivos nas frases fornecidas.
  • Participação ativa na criação do template da Dinâmica dos 3 Qs.
  • Utilização correta do template para avaliar a própria atividade e a atividade dos colegas.
  • Qualidade da apresentação dos resultados.
  • Participação ativa nas discussões em grupo.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e objetiva o que são pronomes adjetivos.
  • Disponibilizar materiais de apoio para a criação do template da Dinâmica dos 3 Qs.
  • Circular pela sala durante a atividade em grupo para tirar dúvidas e auxiliar os alunos.
  • Estimular a participação de todos os alunos nas discussões em grupo.
  • Fazer uma síntese do conteúdo ao final da aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula, tirando dúvidas e compartilhando exemplos.
  • Trabalhar em grupo para identificar os pronomes adjetivos nas frases fornecidas.
  • Criar um template da Dinâmica dos 3 Qs e utilizá-lo para avaliar a própria atividade e a atividade dos colegas.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Compartilhar o que foi aprendido ao final da aula.