Aula sobre Pronomes De Tratamento
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
Os pronomes de tratamento são usados para se referir a uma pessoa de forma mais formal ou respeitosa. Eles podem ser encontrados em diversas situações, como em documentos oficiais, em correspondências formais e em discursos políticos. Nesta atividade, os alunos vão aprender sobre os pronomes de tratamento e como utilizá-los corretamente. Para isso, será utilizada a metodologia _Design Sprint_, na qual os alunos terão a oportunidade de criar um template com 5 etapas para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Entender
Apresente os pronomes de tratamento e sua importância na comunicação formal. Dê exemplos práticos e estimule uma discussão em grupo sobre as diferenças entre os pronomes de tratamento.Etapa 2 - Esboçar
Oriente os alunos na criação de um fluxograma para identificar a melhor forma de utilizar os pronomes de tratamento em diferentes contextos, como em uma carta de apresentação, em um e-mail formal, entre outros.Etapa 3 - Decidir
Em grupo, os alunos devem escolher o melhor fluxograma e discutir o porquê da escolha. Cada grupo apresenta seu fluxograma para a turma. Estimule a participação de todos.Etapa 4 - Prototipar
Peça que os alunos criem um texto utilizando os pronomes de tratamento de acordo com o fluxograma escolhido.Etapa 5 - Testar
Os textos criados pelos alunos serão trocados entre as duplas para que possam avaliar e corrigir possíveis erros nos pronomes de tratamento utilizados. Em grupo, os alunos discutem os erros mais comuns e como evitá-los. Dê feedbacks e faça comentários em relação às atividades feitas pelos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar os pronomes de tratamento de forma correta e adequada em diferentes contextos.
- Estimular o trabalho em grupo e a troca de ideias entre os alunos.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar recursos de coesão referencial e mecanismos de representação de diferentes vozes.
Critérios de avaliação
- Utilização correta dos pronomes de tratamento nos textos produzidos pelos alunos.
- Participação ativa nas etapas do _Design Sprint_.
- Identificação e correção dos erros nos textos produzidos pelos colegas.
Ações do professor
- Apresentar os pronomes de tratamento e sua importância na comunicação formal.
- Orientar e auxiliar os alunos na criação do fluxograma e na produção dos textos.
- Estimular a discussão em grupo e a troca de ideias entre os alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das etapas do _Design Sprint_.
- Criar um fluxograma para identificar a melhor forma de utilizar os pronomes de tratamento em diferentes contextos.
- Produzir um texto utilizando os pronomes de tratamento de acordo com o fluxograma escolhido.