Aula sobre Pronomes De Tratamento

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Os pronomes de tratamento são palavras que utilizamos para nos dirigir a alguém, de acordo com seu status social ou profissional. É uma forma de mostrar respeito e consideração pelo interlocutor. Eles são usados em situações formais, como em discursos, conversas com autoridades ou pessoas mais velhas. É possível encontrar exemplos de pronomes de tratamento em revistas, jornais, programas de televisão e até mesmo nas redes sociais. Nesta aula, os alunos aprenderão a usar corretamente os pronomes de tratamento e entender a importância deles em nossa comunicação.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula apresentando o conceito de pronomes de tratamento e sua importância na comunicação formal. Em seguida, peça que os estudantes façam uma breve pesquisa sobre os tipos de pronomes de tratamento e seus usos mais comuns.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Em grupos, oriente os alunos na criação de um mapa de empatia contendo as informações sobre o uso dos pronomes de tratamento. O mapa de empatia terá os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". A ideia é que os alunos se coloquem no lugar de alguém que recebe um pronome de tratamento e identifiquem as reações e sentimentos que essa pessoa poderia ter.

  3. Etapa 3 - Exercício prático

    Apresente alguns exemplos de situações em que é necessário utilizar pronomes de tratamento e os alunos deverão identificar qual o pronome adequado para cada situação.

  4. Etapa 4 - Elaboração de cartazes

    Com base no mapa de empatia, oriente os alunos na elaboração de cartazes com os tipos de pronomes de tratamento e exemplos de uso. Cada grupo ficará responsável por um tipo de pronome de tratamento.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos cartazes

    Cada grupo apresentará seu cartaz para a turma, explicando o tipo de pronome de tratamento e dando exemplos de uso.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Como encerramento, faça uma breve discussão em grupo sobre a importância dos pronomes de tratamento na comunicação formal.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar corretamente os pronomes de tratamento.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos.
  • Promover a reflexão sobre a importância da comunicação formal em diferentes contextos.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos tipos de pronomes de tratamento e seus usos.
  • Participação ativa e colaborativa na elaboração do mapa de empatia e dos cartazes.
  • Clareza e objetividade na apresentação dos cartazes.
  • Participação construtiva na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Apresentação clara e objetiva do tema.
  • Orientação e supervisão dos alunos durante a elaboração do mapa de empatia e dos cartazes.
  • Feedback construtivo sobre a participação dos alunos na aula.
  • Estímulo à participação ativa e colaborativa dos alunos na discussão em grupo.

Ações do aluno

  • Realização da pesquisa sobre os tipos de pronomes de tratamento.
  • Colaboração na elaboração do mapa de empatia e dos cartazes.
  • Participação ativa e colaborativa na apresentação dos cartazes.
  • Reflexão e participação construtiva na discussão em grupo.
  • Respeito aos colegas e ao professor durante a aula.