Aula sobre Pronomes De Tratamento

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Os pronomes de tratamento são uma forma de expressão que utilizamos para nos referir a alguém de acordo com sua posição social, cargo ou hierarquia. Eles são muito utilizados em situações formais, como reuniões de trabalho, eventos oficiais, correspondências comerciais, etc. Por isso, é importante que os alunos aprendam a utilizá-los corretamente desde cedo. Nesta aula, será utilizada a metodologia _Ensino Híbrido_, na qual os alunos vão preencher um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de check-in e check-out, para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Inicie a aula questionando os alunos sobre o que eles sabem sobre pronomes de tratamento. Em seguida, entregue o template de registro de aprendizagem para que eles registrem suas respostas no campo check-in.

  2. Etapa 2 - Contextualização

    Explique o conceito e a função dos pronomes de tratamento, utilizando exemplos práticos e didáticos, como cartas formais, discursos políticos, entre outros. Também apresente vídeos ou imagens que ilustrem o tema.

  3. Etapa 3 - Subtópicos

    Apresente os subtópicos que serão abordados na aula, como os pronomes de tratamento utilizados para se referir a autoridades, religiosos, professores, entre outros. Explique cada um deles, utilizando exemplos e exercícios práticos.

  4. Etapa 4 - Trabalho em grupo

    Divida os alunos em grupos que devem elaborar uma lista com exemplos de pronomes de tratamento para cada subtópico apresentado. Eles deverão registrar essas informações no campo check-out do template de registro de aprendizagem.

  5. Etapa 5 - Socialização

    Cada grupo apresentará suas listas para a turma. Faça correções e tire dúvidas dos alunos.

  6. Etapa 6 - Exercícios

    Faça exercícios sobre o tema para fixação do conteúdo. Os alunos deverão registrar suas respostas no campo check-out do template de registro de aprendizagem.

  7. Etapa 7 - Check-out

    Encerre a aula questionando os alunos sobre o que eles aprenderam sobre os pronomes de tratamento e como eles poderão utilizá-los em seu cotidiano. Os alunos deverão registrar suas respostas no campo check-out do template de registro de aprendizagem.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar pronomes de tratamento corretamente.
  • Estimular o trabalho em grupo e a socialização de conhecimentos.
  • Proporcionar aos alunos uma aprendizagem significativa e contextualizada.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta dos pronomes de tratamento.
  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Resolução correta dos exercícios propostos.
  • Registro adequado das informações no template de registro de aprendizagem.
  • Compreensão do tema apresentado.

Ações do professor

  • Explicar o conceito e a função dos pronomes de tratamento.
  • Apresentar exemplos práticos e didáticos.
  • Estimular o trabalho em grupo.
  • Corrigir e tirar dúvidas dos alunos.
  • Aplicar exercícios para fixação do conteúdo.

Ações do aluno

  • Registrar suas respostas no campo check-in do template de registro de aprendizagem.
  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Registrar as informações e exemplos apresentados no campo check-out do template de registro de aprendizagem.
  • Resolver corretamente os exercícios propostos.
  • Registrar suas conclusões e aprendizados no campo check-out do template de registro de aprendizagem.