Aula sobre Pronomes De Tratamento

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Pronomes de tratamento são palavras que utilizamos para nos referirmos a alguém de uma forma mais respeitosa ou formal. Eles são utilizados em diversas situações, como em conversas com pessoas mais velhas, em ambientes de trabalho ou até mesmo em situações sociais. Por exemplo, o uso do pronome "você" é mais informal, enquanto o uso do pronome "senhor" ou "senhora" é mais formal. Nesta aula, os alunos vão aprender a identificar e utilizar corretamente os pronomes de tratamento, além de desenvolver a habilidade de utilizar diferentes recursos de coesão referencial, como nome e pronomes.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o que são pronomes de tratamento e sua importância no uso da língua portuguesa. Em seguida, apresente exemplos de situações cotidianas em que os pronomes de tratamento são utilizados. Incentive os alunos a participar da conversa, compartilhando suas próprias experiências.

  2. Etapa 2 - Jogo de RPG

    Divida os alunos em grupos de quatro e entregue a tarefa de criar um jogo de RPG com o tema "Pronomes de tratamento". Eles deverão criar um mapa de registro contendo os campos _Nome do_ _j__ogo_, _Objetivo do_ _j__ogo_, _Desafios do_ _j__ogo_, _Níveis_, _Esquema de_ _r__ecompensas_, _Informações para o consumidor final_ e _P__or qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?_ O objetivo é desenvolver a criatividade dos alunos e incentivar a colaboração entre eles.

  3. Etapa 3 - Criação dos personagens

    Cada grupo deve criar um personagem principal para o jogo, levando em consideração os pronomes de tratamento adequados para cada situação. Eles devem explicar as características do personagem e como ele se relaciona com outros personagens no jogo.

  4. Etapa 4 - Desenvolvimento do enredo

    Os alunos devem criar um enredo para o jogo, utilizando os pronomes de tratamento adequadamente. Eles podem usar situações cotidianas como base para a história, como um encontro entre amigos em um café ou uma reunião de trabalho.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo deve apresentar seu jogo para a turma, explicando como funciona e como os pronomes de tratamento foram utilizados no enredo. Os outros grupos podem fazer perguntas e dar sugestões de melhorias. Incentive a participação de todos.

  6. Etapa 6 - Produção textual

    Oriente os alunos na criação de um texto utilizando os recursos de coesão referencial e os pronomes de tratamento adequadamente. Sugira um tema para o texto ou deixe que os alunos escolham livremente.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula fazendo uma reflexão sobre o que foi aprendido e como os alunos podem aplicar os conhecimentos em situações cotidianas. Também convide os alunos a dar feedback sobre a metodologia utilizada.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar corretamente os pronomes de tratamento.
  • Incentivar a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar diferentes recursos de coesão referencial.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta dos pronomes de tratamento.
  • Criatividade e originalidade na criação do jogo de RPG.
  • Utilização adequada dos recursos de coesão referencial.
  • Coerência e coesão do texto produzido.
  • Participação ativa e colaborativa nas atividades propostas.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e objetiva o conteúdo da aula.
  • Estimular a participação dos alunos nas atividades propostas.
  • Dar feedbacks construtivos aos alunos.
  • Orientar os alunos na produção dos textos.
  • Fazer uma reflexão sobre o que foi aprendido na aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Colaborar com os colegas na criação do jogo de RPG.
  • Utilizar adequadamente os pronomes de tratamento nas atividades propostas.
  • Produzir um texto coerente e coeso.
  • Dar feedbacks construtivos aos colegas.