Aula sobre Pronomes De Tratamento

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Pronomes de tratamento são recursos linguísticos utilizados para se referir a alguém de uma forma mais formal ou respeitosa. Esses pronomes são muito utilizados em situações formais, como em cartas de trabalho, discursos, documentos oficiais, entre outros. É importante que os alunos saibam identificar e utilizar corretamente esses pronomes, pois isso pode fazer toda a diferença em situações futuras, seja em sua vida pessoal ou profissional. Para trabalhar esse tema de forma mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa _Rotação por estações_, na qual os alunos criarão atividades que os ajudarão a desenvolver habilidades específicas relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula contextualizando o tema e falando sobre sua importância na comunicação formal. Apresente a metodologia a ser utilizada. Em seguida, divida a turma em três grupos que serão responsáveis por cada estação.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Identificação dos pronomes de tratamento

    Os alunos terão que identificar os pronomes de tratamento em diferentes tipos de textos, como cartas formais, discursos e documentos oficiais. Forneça os textos e os alunos deverão destacar os pronomes de tratamento e explicar o seu uso.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Utilização correta dos pronomes de tratamento

    Nessa estação, os alunos terão que criar situações em que os pronomes de tratamento são necessários e utilizá-los de forma correta. Forneça algumas situações em que os alunos deverão utilizar os pronomes de tratamento, como em uma carta formal, um discurso para uma autoridade, entre outros.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Criatividade com os pronomes de tratamento

    Os alunos terão que criar diálogos em que os pronomes de tratamento são utilizados de forma criativa. Forneça algumas situações em que os alunos deverão utilizar os pronomes de tratamento de forma criativa, como em uma situação em que um animal é tratado como uma autoridade.

  5. Etapa 5 - Roda de conversa

    No final da aula, reúna os alunos em rodas para discutir o que aprenderam e compartilhar as atividades criadas em cada estação. Estimule a participação de todos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e utilizar corretamente os pronomes de tratamento.
  • Estimular a criatividade dos alunos ao utilizar os pronomes de tratamento de forma inovadora.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos através da metodologia ativa Rotação por estações.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos pronomes de tratamento.
  • Utilização correta dos pronomes de tratamento em situações formais.
  • Criatividade na utilização dos pronomes de tratamento.
  • Participação ativa e colaboração nas atividades propostas.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar o plano de aula.
  • Fornecer materiais e orientações para as atividades em cada estação.
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos.
  • Promover a reflexão e a discussão em grupo.

Ações do aluno

  • Identificar e explicar o uso correto dos pronomes de tratamento.
  • Utilizar corretamente os pronomes de tratamento em situações formais.
  • Criar diálogos criativos utilizando os pronomes de tratamento.
  • Participar ativamente e colaborar nas atividades propostas.