Aula sobre Pronomes De Tratamento

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Pronomes de tratamento são palavras utilizadas para se referir a pessoas de forma mais formal ou respeitosa. Eles são muito importantes em situações formais, como em eventos, reuniões de trabalho e em correspondências oficiais. No cotidiano, é comum usar pronomes de tratamento em relações hierárquicas, por exemplo, entre pais e filhos, entre professores e alunos. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre os pronomes de tratamento e como utilizá-los corretamente em diferentes situações. Para isso, será utilizada a metodologia ativa _Sala de_ _a__ula_ _i__nvertida_, na qual os alunos irão criar um mapa conceitual sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a importância dos pronomes de tratamento. Mostre exemplos de situações formais em que os pronomes de tratamento são utilizados. Incentive os alunos a refletirem sobre a importância de saber utilizar corretamente os pronomes de tratamento.

  2. Etapa 2 - Estudo prévio

    Peça que os alunos estudem sobre o tema em casa, utilizando materiais selecionados por você, como vídeos, textos e atividades. Eles deverão criar um mapa conceitual sobre os pronomes de tratamento, com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  3. Etapa 3 - Socialização dos mapas conceituais

    Na sala de aula, os alunos irão socializar os mapas conceituais que criaram em casa. Incentive a participação de todos os alunos e esclareça dúvidas que surgirem.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos sobre o uso dos pronomes de tratamento em diferentes situações, como em correspondências oficiais, em reuniões de trabalho e em eventos formais. Os alunos deverão observar e analisar o uso dos pronomes de tratamento nos exemplos apresentados.

  5. Etapa 5 - Prática

    Com base nos mapas conceituais, os alunos deverão criar frases utilizando corretamente os pronomes de tratamento. Incentive a criatividade dos alunos e corrija possíveis erros.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Reúna os alunos em grupo para discutir a importância de utilizar corretamente os pronomes de tratamento em diferentes situações. Incentive a participação de todos os alunos e esclareça possíveis dúvidas.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Aplique uma avaliação para verificar a compreensão dos alunos sobre o tema. A avaliação poderá ser uma atividade escrita ou oral.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar corretamente os pronomes de tratamento.
  • Incentivar a criatividade dos alunos na criação de frases utilizando os pronomes de tratamento.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do tema abordado.
  • Utilização correta dos pronomes de tratamento.
  • Participação ativa nas atividades propostas.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos sobre o uso dos pronomes de tratamento.
  • Corrigir possíveis erros cometidos pelos alunos.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Ações do aluno

  • Estudar sobre o tema em casa.
  • Criar um mapa conceitual sobre os pronomes de tratamento.
  • Criar frases utilizando corretamente os pronomes de tratamento.