Aula sobre Pronomes De Tratamento
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Pronomes de tratamento são palavras utilizadas para se referir a pessoas de forma mais formal ou respeitosa. Eles são muito importantes em situações formais, como em eventos, reuniões de trabalho e em correspondências oficiais. No cotidiano, é comum usar pronomes de tratamento em relações hierárquicas, por exemplo, entre pais e filhos, entre professores e alunos. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre os pronomes de tratamento e como utilizá-los corretamente em diferentes situações. Para isso, será utilizada a metodologia ativa _Sala de_ _a__ula_ _i__nvertida_, na qual os alunos irão criar um mapa conceitual sobre o tema.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e explique a importância dos pronomes de tratamento. Mostre exemplos de situações formais em que os pronomes de tratamento são utilizados. Incentive os alunos a refletirem sobre a importância de saber utilizar corretamente os pronomes de tratamento.Etapa 2 - Estudo prévio
Peça que os alunos estudem sobre o tema em casa, utilizando materiais selecionados por você, como vídeos, textos e atividades. Eles deverão criar um mapa conceitual sobre os pronomes de tratamento, com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 3 - Socialização dos mapas conceituais
Na sala de aula, os alunos irão socializar os mapas conceituais que criaram em casa. Incentive a participação de todos os alunos e esclareça dúvidas que surgirem.Etapa 4 - Exemplos práticos
Apresente exemplos práticos sobre o uso dos pronomes de tratamento em diferentes situações, como em correspondências oficiais, em reuniões de trabalho e em eventos formais. Os alunos deverão observar e analisar o uso dos pronomes de tratamento nos exemplos apresentados.Etapa 5 - Prática
Com base nos mapas conceituais, os alunos deverão criar frases utilizando corretamente os pronomes de tratamento. Incentive a criatividade dos alunos e corrija possíveis erros.Etapa 6 - Discussão em grupo
Reúna os alunos em grupo para discutir a importância de utilizar corretamente os pronomes de tratamento em diferentes situações. Incentive a participação de todos os alunos e esclareça possíveis dúvidas.Etapa 7 - Avaliação
Aplique uma avaliação para verificar a compreensão dos alunos sobre o tema. A avaliação poderá ser uma atividade escrita ou oral.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar corretamente os pronomes de tratamento.
- Incentivar a criatividade dos alunos na criação de frases utilizando os pronomes de tratamento.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
Critérios de avaliação
- Compreensão do tema abordado.
- Utilização correta dos pronomes de tratamento.
- Participação ativa nas atividades propostas.
Ações do professor
- Apresentar exemplos práticos sobre o uso dos pronomes de tratamento.
- Corrigir possíveis erros cometidos pelos alunos.
- Incentivar a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
Ações do aluno
- Estudar sobre o tema em casa.
- Criar um mapa conceitual sobre os pronomes de tratamento.
- Criar frases utilizando corretamente os pronomes de tratamento.