Aula sobre Pronomes Demonstrativos

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


Os pronomes demonstrativos são importantes recursos de coesão referencial utilizados na construção de textos. Eles auxiliam na identificação e localização de elementos do discurso, indicando a posição no espaço e no tempo de objetos, pessoas ou lugares. Por exemplo, "Este livro é interessante", "Esta caneta é minha" ou "Aquela casa é grande". Nesta atividade, iremos explorar o uso dos pronomes demonstrativos e entender como eles podem ser utilizados para construir textos coerentes e coesos. Utilizando a metodologia ativa cultura maker, os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena e Que tal, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação da atividade.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula apresentando o tema e sua importância na construção de textos. Faça uma explicação sobre os pronomes demonstrativos e sua função na coesão referencial.

  2. Etapa 2 - Estruturando frases

    Divida os alunos em grupos e entregue um conjunto de palavras que possuam pronomes demonstrativos. Peça para que os grupos organizem essas palavras em frases coerentes, utilizando os pronomes demonstrativos de forma adequada.

  3. Etapa 3 - Avaliação entre pares

    Em seguida, cada grupo apresenta suas frases para a turma e os demais alunos devem analisar se o uso dos pronomes demonstrativos está correto.

  4. Etapa 4 - Produção textual

    Para aprimorar o entendimento sobre o uso dos pronomes demonstrativos, os alunos devem criar um texto em grupo, utilizando esses pronomes. O texto deve ter pelo menos 10 linhas e ser coerente e coeso.

  5. Etapa 5 - Dinâmica dos 3 Qs

    Cada grupo deve criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena e Que tal, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação da atividade. O template deve ser apresentado para a turma.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Realize a avaliação dos textos, utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs criado pelos alunos. Os resultados devem ser apresentados para a turma.

  7. Etapa 7 - Fechamento

    Finalize a aula com uma discussão sobre os resultados obtidos e a importância do uso dos pronomes demonstrativos na construção de textos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e utilizar corretamente os pronomes demonstrativos;
  • Promover a compreensão dos diferentes usos dos pronomes demonstrativos em situações reais;
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos;
  • Desenvolver a capacidade de análise e avaliação crítica dos textos produzidos pelos colegas.

Critérios de avaliação

  • Adequação ao tema proposto;
  • Coerência e coesão do texto;
  • Utilização correta dos pronomes demonstrativos;
  • Criatividade e originalidade na produção do texto;
  • Avaliação do professor utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs criado pelos alunos.

Ações do professor

  • Explicar o tema e sua importância na construção de textos;
  • Dividir os alunos em grupos e entregar as palavras para a atividade prática;
  • Orientar os alunos na produção do texto;
  • Realizar a avaliação dos textos utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs;
  • Conduzir a discussão final sobre os resultados obtidos.

Ações do aluno

  • Participar da atividade prática em grupo;
  • Criar um texto coerente e coeso, utilizando os pronomes demonstrativos de forma adequada;
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliação da atividade;
  • Avaliar os textos produzidos pelos colegas;
  • Participar da discussão final sobre os resultados obtidos.