Aula sobre Pronomes Demonstrativos
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
Os pronomes demonstrativos são muito comuns em nosso cotidiano e estão presentes em situações em que precisamos indicar algo que está próximo ou distante, seja no espaço ou no tempo. Por exemplo, "este livro" ou "aquele filme". É importante que os alunos compreendam o uso desses pronomes para poderem utilizá-los adequadamente em suas produções textuais. Nesta atividade, será utilizada a metodologia design sprint para que os alunos criem um template com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar, para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Entender
Inicie a atividade perguntando aos alunos se eles sabem o que são pronomes demonstrativos e peça que deem exemplos. Em seguida, explique que esses pronomes são utilizados para indicar algo que está próximo ou distante, seja no espaço ou no tempo, e que existem alguns tipos: "este", "esse", "aquele", "esta", "essa", "aquela", "isto", "isso", "aquilo", "estes", "esses", "aqueles", "estas", "essas" e "aquelas". Discuta com a turma a importância do uso correto dos pronomes demonstrativos na comunicação escrita e oral.Etapa 2 - Esboçar
Peça que os alunos se dividam em grupos e distribua folhas de papel para poderem esboçar a utilização correta dos pronomes demonstrativos em frases e pequenos textos. Cada grupo deve apresentar ao restante da turma o seu esboço.Etapa 3 - Decidir
Com base nos esboços apresentados pelos grupos, incentive os alunos a discutirem e decidirem qual foi a melhor forma de utilizar os pronomes demonstrativos. Peça que justifiquem suas escolhas.Etapa 4 - Prototipar
Peça que os alunos, individualmente ou em duplas, produzam textos utilizando os pronomes demonstrativos de forma correta. Incentive-os a utilizar diferentes tipos de pronomes demonstrativos e a contextualizar a utilização de cada um deles.Etapa 5 - Testar
Finalize a aula solicitando que os alunos troquem seus textos com outros colegas e peça que analisem a utilização dos pronomes demonstrativos no texto do colega. Incentive-os a apontar erros e acertos e a propor sugestões de melhoria.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar corretamente os pronomes demonstrativos;
- Estimular a criatividade e a produção textual dos alunos;
- Incentivar a cooperação e o trabalho em grupo;
- Desenvolver a capacidade de análise e crítica dos alunos em relação à produção textual dos colegas.
Critérios de avaliação
- Utilização correta dos pronomes demonstrativos;
- Coesão e coerência textual;
- Criatividade e originalidade na produção textual;
- Participação ativa nas atividades em grupo;
- Capacidade de análise e crítica em relação à produção textual dos colegas.
Ações do professor
- Apresentar o tema e os objetivos da aula;
- Distribuir as folhas de papel para os alunos esboçarem suas ideias;
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades em grupo;
- Proporcionar feedbacks construtivos aos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades em grupo;
- Esboçar ideias e produzir textos com criatividade e originalidade;
- Analisar e criticar a produção textual dos colegas;
- Receber e aplicar feedbacks construtivos.