Aula sobre Pronomes Demonstrativos

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Os pronomes demonstrativos são muito comuns em nosso cotidiano e estão presentes em situações em que precisamos indicar algo que está próximo ou distante, seja no espaço ou no tempo. Por exemplo, "este livro" ou "aquele filme". É importante que os alunos compreendam o uso desses pronomes para poderem utilizá-los adequadamente em suas produções textuais. Nesta atividade, será utilizada a metodologia design sprint para que os alunos criem um template com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar, para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Entender

    Inicie a atividade perguntando aos alunos se eles sabem o que são pronomes demonstrativos e peça que deem exemplos. Em seguida, explique que esses pronomes são utilizados para indicar algo que está próximo ou distante, seja no espaço ou no tempo, e que existem alguns tipos: "este", "esse", "aquele", "esta", "essa", "aquela", "isto", "isso", "aquilo", "estes", "esses", "aqueles", "estas", "essas" e "aquelas". Discuta com a turma a importância do uso correto dos pronomes demonstrativos na comunicação escrita e oral.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Peça que os alunos se dividam em grupos e distribua folhas de papel para poderem esboçar a utilização correta dos pronomes demonstrativos em frases e pequenos textos. Cada grupo deve apresentar ao restante da turma o seu esboço.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Com base nos esboços apresentados pelos grupos, incentive os alunos a discutirem e decidirem qual foi a melhor forma de utilizar os pronomes demonstrativos. Peça que justifiquem suas escolhas.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Peça que os alunos, individualmente ou em duplas, produzam textos utilizando os pronomes demonstrativos de forma correta. Incentive-os a utilizar diferentes tipos de pronomes demonstrativos e a contextualizar a utilização de cada um deles.

  5. Etapa 5 - Testar

    Finalize a aula solicitando que os alunos troquem seus textos com outros colegas e peça que analisem a utilização dos pronomes demonstrativos no texto do colega. Incentive-os a apontar erros e acertos e a propor sugestões de melhoria.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar corretamente os pronomes demonstrativos;
  • Estimular a criatividade e a produção textual dos alunos;
  • Incentivar a cooperação e o trabalho em grupo;
  • Desenvolver a capacidade de análise e crítica dos alunos em relação à produção textual dos colegas.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta dos pronomes demonstrativos;
  • Coesão e coerência textual;
  • Criatividade e originalidade na produção textual;
  • Participação ativa nas atividades em grupo;
  • Capacidade de análise e crítica em relação à produção textual dos colegas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os objetivos da aula;
  • Distribuir as folhas de papel para os alunos esboçarem suas ideias;
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades em grupo;
  • Proporcionar feedbacks construtivos aos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo;
  • Esboçar ideias e produzir textos com criatividade e originalidade;
  • Analisar e criticar a produção textual dos colegas;
  • Receber e aplicar feedbacks construtivos.